Estudantes interessados em ingressar na rede pública de ensino do Distrito Federal terão mais alguns dias para realizar as inscrições, que seguem, apenas pela internet, até a próxima sexta-feira (1). A prorrogação do prazo, que terminaria nesta quinta-feira (24), é para reparar o adiamento do começo das inscrições, que ocorreu em setembro.
[FOTO1]
Até o momento, cerca de 34 mil novos estudantes realizaram a inscrição, tanto pela internet quanto pela Central 156. O período de inscrição é apenas para novos estudantes, que ainda não estão matriculados em escolas públicas. A Secretaria de Educação (SEEDF) ressalta que os interessados não devem fazer filas em frente às escolas, porque isso não será considerado e não irá garantir vaga.
Para realizar a inscrição para a matrícula, o interessado precisará ter em mãos o CPF do estudante e o CEP da residência em que mora ou do trabalho dos pais ou do responsável legal. Com o total de novos inscritos na rede pública para 2020, a Secretaria de Educação realiza o cruzamento das vagas disponíveis na rede com as solicitadas e aloca os novos estudantes em unidades o mais próximo possível do endereço informado no momento da inscrição.
Esse período é importante para que a SEEDF faça o planejamento do ano letivo de 2020, visto que todos os estudantes que procuram a rede, a partir dos 4 anos, devem ser matriculados. Dessa forma, caso o interessado espere pelas vagas remanescentes, ele corre o risco de estudar em uma unidade mais distante, já que, nesse período, apenas as vagas que sobraram após a efetivação das matrículas são disponibilizadas.
Resultado e efetivação
O resultado das inscrições para novas matrículas está previsto para ser divulgado em 19 de dezembro, no site da SEEDF. Já a efetivação da matrícula deve ser realizada em janeiro de 2020, na escola em que o interessado foi alocado. As vagas remanescentes devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.