A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) apresentará o plano de implementação do Novo ensino médio aos gestores escolares e às coordenações regionais de ensino nesta terça-feira (27). A página virtual da iniciativa também será lançada no evento, que ocorre às 8h30, no auditório da Escola de Música de Brasília.
O projeto-piloto começará a ser implementado em quatro escolas da capital federal, que serão selecionadas entre as 14 que manifestaram interesse em adotar o novo modelo no próximo ano. Reuniões com as unidades escolares já estão sendo promovidas pela SEEDF com o intuito de apresentar a proposta para pais, estudantes, professores e gestores.
[SAIBAMAIS]A implementação do Novo ensino médio no DF será feita gradativamente, começando com as turmas de 1; ano em 2020. A previsão é de que todas as escolas da rede pública de ensino estarão adaptadas para o modelo em 2022.
Entenda o que irá mudar
A primeira característica principal da mudança é que o regime de oferta será semestral, ou seja, os três anos de ensino médio passarão a ser divididos em seis semestres letivos. A segunda característica da proposta procura unificar a carga horária das aulas. No Novo ensino médio, o estudante terá 3 mil horas de aula por ano, dividas em dois blocos.
O primeiro é de Formação Geral Básica (FGB), que terá 1,8 mil horas para estudar as quatros áreas do conhecimento. Já na segunda parte, os alunos serão estimulados a trabalhar com a interdisciplinariedade. Além disso, a matrícula passará a ser feita por unidade escolar.
A apresentação
Data: terça-feira, 27 de agosto de 2019
Hora: 8h30 às 12h
Local: auditório da Escola de Música de Brasília
Endereço: SGA/Sul, quadra 602, projeção D, parte A