Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Embaixada do Reino da Espanha no Brasil vai tornar bilíngues duas escolas da rede pública: o Centro de Ensino Médio 3 (CEM) de Taguatinga, e o Centro de Ensino Fundamental Caseb, na Asa Sul. O convênio foi firmado hoje pelo governador Ibaneis Rocha, pelo secretário de educação Rafael Parente, e pelo embaixador da Espanha, Fernando García Casas.
O objetivo é criar Escolas Interculturais Bilíngues (EIB). O projeto começa ainda neste semestre, no CEM 3. No Caseb, deve ter início no ano que vem. A embaixada irá fornecer todo o material, que incluirá livros, mapas e cursos online para professores, com acadêmicos da Universidade de Salamanca. Segundo o embaixador, é uma contribuição para os 60 anos de Brasília, data comemorada em 2020. ;Dos países que fazem fronteira com o Brasil, sete falam espanhol, então queremos facilitar essa convergência de idiomas;, destacou.
[SAIBAMAIS]O secretário Rafael Parente explica que o trabalho será gradativo e a meta é que em três anos, os colégios sejam inteiramente bilíngues. ;Vamos criar ambientes de imersão. As crianças vão entrar e sentir que estão em uma escola espanhola, com placas e livros no idioma.; Os professores serão treinados para também serem bilíngues e, dentro do processo gradativo, aulas e cursos serão ministrados na língua hispânica.
Ainda de acordo com Parente, outras embaixadas estão estudando projetos semelhantes. É o caso da China, Alemanha, Japão, Cazaquistão, Israel e Bélgica. Já foi firmado compromisso com a França. ;Tanto a França como a Espanha têm as escolas em Brasília ligadas aos respectivos Governos que irão nos ajudar com os idiomas. Todas as parcerias serão bem-vindas.;