Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Escolas podem enviar material para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Podem concorrer estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública. Prazo vai até 19 de agosto

Os diretores de escolas da rede pública podem indicar, a partir desta segunda-feira (12/8), os melhores textos e documentários produzidos por estudantes do 5; ano do ensino fundamental à 3; série do ensino médio, para concorrer na 6; Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Com o tema "O lugar onde vivo", a edição deste ano conta com mais de 170 mil inscrições. O envio do material deve ser feito até a próxima segunda-feira (19/8) pelo site do programa Escrevendo o Futuro. Para sanar as dúvidas de como enviar as produções, o site fez um vídeo tutorial mostrando todos os passos
Estão representadas no concurso mais de 42 mil escolas em quase 4.900 municípios brasileiros. As categorias são poema, memórias, crônica, artigo de opinião e, pela primeira vez, documentário, para alunos da 1; e 2; séries do ensino médio. As melhores produções, que serão selecionadas por estado, participarão de cinco encontros ; um para cada categoria ;, que, este ano, ocorrerão em São Paulo.

Saiba mais

Sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a OLP é fruto de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Itaú Social. O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita organizada pelo Ministério da Educação, em pareceria com o Itaú Social. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores promovem oficinas de produção de texto com os alunos do 5; ano do Ensino Fundamental ao 3; ano do ensino médio.