Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Paulo Paniago lança livro de poesias na 35ª Feira do Livro de Brasília

O professor autografa Curto-circuito nesta quarta-feira (12), no Espaço do Autor 1

;Essa mulher: Nem tenta entender / nem tenta;. Esse poema integra o livro ;Curto-circuito;, escrito pelo professor do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Paniago. A obra, que reúne 219 poesias de dois versos ; gênero poético denominado copla ; será lançada nesta quarta-feira (12), na 35; Feira do Livro de Brasília (FeLib).

O autor explica que os versos dos poemas podem ser lidos separadamente ou de forma contínua, o que muda o sentido do texto. ;Quando você lê o título e os dois versos, eles se reencontram. Isso, às vezes, dá certo. Às vezes, cria uma espécie de curto-circuito na cabeça do leitor. Você pode também ler as frases de maneira independente, o que vai gerar outro sentido para o texto;, afirma.
O professor já escreveu uma obra de não-ficção e dois contos, mas esta é a primeira vez em que ele lança um livro de poemas. ;Eu comecei a ler muita poesia em um certo momento e observei que alguns poemas do Chico Alvim tinham duas frases muito boas, duas frases matadoras. Pensei que poderia trabalhar com isso, até que descobri a existência de um gênero poético chamado copla. Eu comecei, então, a escrever pequenas frases e fui juntando e formando poesias;, conta.

Doutor em comunicação pela UnB, Paulo Paniago é autor das obras No compasso das letras (2012), É um bom título (2017) e Quando termina (2018). Este último, feito em coautoria com P. R. Cunha, ganhou o prêmio Cidade de Belo Horizonte.

Não perca

Livro: Curto-circuito

Autor: Paulo Paniago

Editora: Edição do Autor

Páginas: 84

Preço: R$ 20 (promoção no lançamento: R$ 15)

Local: 35; Feira do Livro de Brasília

Data: 12 de junho

Horário: 17h30 às 18h30