Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Enem 2019 tem a menor taxa de inscritos desde 2010

A maioria dos inscritos é mulher, parda e já concluiu o ensino médio


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 5.095.308 inscrições confirmadas em 2019, menor taxa registrada desde 2010, quando 4,62 milhões de pessoas se inscreveram. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o balanço divulgado nessa terça-feira (28) considera o total de isentos e de pessoas que pagaram o boleto.

O documento ainda mostra a relação entre as inscrições realizadas e aquelas que foram efetivadas. Este ano, o exame teve o maior número de inscrições não confirmadas desde 2015.

Segundo o professor de políticas públicas da Universidade de Brasília Remi Castioni a queda de inscritos é consequência de diversos fatores, mas o principal deles seria a reabertura do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). ;Muitas pessoas recorriam ao Enem para conseguir o certificado do ensino médio. Com a volta do Encceja, esses participantes não precisam mais se inscrever no Enem;, afirma.

Outro fator que influenciou o número de participantes no exame, de acordo com Remi, é o aumento da concorrência para as vagas nas universidades e das notas de corte. ;As médias de cortes estão bem altas e a concorrência também. Isso pode desmotivar os alunos que não fizeram o ensino médio da forma que desejavam, pois eles acabam achando que não vão conseguir passar;, diz. Entretanto, ele ressalta que essa não é a melhor escolha. ;Como professor acredito que os alunos devem perseguir essa possibilidade. A prova é só no fim do ano, dá para estudar e se concentrar com tempo;, completa.


Perfil dos participantes

A maioria dos inscritos no Enem 2019 é mulher (59,5%), pessoas pardas (46,4) e que já concluíram o ensino médio (58,7), além de serem mais velhos, com idades entre 21 e 30 anos (26,7%). Segundo Eli Guimarães, supervisor pedagógico do Centro Educacional Sigma, esses dados não surpreendem. ;Há uma tendência mundial de mulheres que buscam ingressar no ensino superior mais que os homens;, diz.

Em relação a idade dos participantes, Eli afirma que a melhor explicação é transição entre cursos e universidades. ;Algumas pessoas têm a pretensão de mudar de curso ou fazer uma segunda graduação. Então, tentam o Enem para alcançar esses objetivos;, explica. ;Como a concorrência para alguns cursos é muito alta, existem pessoas que passam anos tentando entrar, isso também pode ser uma explicação;, esclarece.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá