Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

18,1 milhões de estudantes farão a prova da OBMEP

A primeira fase ocorrerá em mais de 54 mil escolas públicas e privada

A primeira fase da 15; edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ocorrerá nesta terça-feira (21) em mais de 54 mil instituições. Segundo a organização da prova, 18,1 milhões de alunos em 99,71% dos municípios estão inscritos na competição.

Promovida com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP 2019 atingiu o recorde de unidades de ensino inscritas: 54.830. Cada uma tem a função de aplicar e corrigir as provas, conforme o gabarito elaborado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Nesta fase, o estudante terá duas horas e meia para resolver 20 questões, separadas em três níveis: N1 (6; e 7; anos do ensino fundamental), N2 (8; e 9;) e N3 (ensino médio). Os alunos classificados passam para a segunda etapa da olimpíada, discursiva, que está prevista para 28 de setembro.

OBMEP
A olimpíada tem o intuito de estimular o estudo da matemática, identificar novos talentos, incentivar o ingresso dos jovens na ciência e na tecnologia e promover a inclusão social. Destinada a estudantes entre o 6; ano do ensino fundamental e o 3; ano do médio, a OBMEP premia alunos de escolas públicas com 6.500 medalhas e instituições particulares com 975. Os certificados de Menção Honrosa são, respectivamente, distribuídos em até: 46.200 e 5.700.

Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), a olimpíada convida os premiados com medalha de ouro, prata ou bronze a participar de programas de iniciação científica.