Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorre nesta sexta-feira

Cerca de 18 mil escolas participam do evento neste ano

A 22; edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) reúne cerca de 18 mil escolas nesta sexta-feira (17). Para aproximar jovens às ciências espaciais, a iniciativa distribui 50 mil medalhas anualmente

Segundo a organização da prova, são esperados 800 mil participantes. A olimpíada é separada em quatro níveis, os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto é para o ensino médio. O teste é composto por 10 perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica, que necessitam de raciocínio lógico.

De acordo com a potuação por cada nível, as medalhas são distribuídas e os melhores representarão o país na Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2020.

Os participantes da edição deste ano também poderão concorrer a vagas na Jornada Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), que ocorre em São José dos Campos (SP).

Mostra Brasileira de Foguetes
A 13; Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é promovida pela OBA com o objetivo de avaliar a habilidade dos estudantes de construir e lançar, o mais distante possível, foguetes feitos de garrafa pet, tubo de papel ou canudo de plástico.

O evento é voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio e ocorre dentro da própria escola. Em 2018, a MOBFOG reuniu cerca de 120 mil participantes e são esperados mais de 150 mil neste ano.

Os estudantes que alcançarem os melhores lançamentos de foguetes poderão entrar na Jornada de Foguetes, que ocorre em Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro.