Depois da empresa RR Donnelley, gráfica responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter decretado falência, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se pronunciou.
De acordo com o Inep, a realização do exame não está ameaçada e que as provas ocorrerão normalmente em 3 e 10 de novembro. O órgão garante ter alternativas seguras para substituir a gráfica . As medidas, segundo a nota do Inep, estão sendo avaliadas.
Confira a nota na íntegra
O Inep informa que as etapas para a aplicação do Enem 2019 transcorrem normalmente e que o cronograma está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro, conforme prevê o Edital. Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, existem alternativas seguras sendo avaliadas.
O Inep reforça ainda que está aberto, até 10 de abril, o período para pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 e justificativa de ausência na edição anterior. As inscrições para o exame acontecem entre 6 e 17 de maio.
Entenda o caso
Nesta segunda-feira (1;) a gráfica, responsável diagramação e impressão da prova do Enem, decretou falência. Com isso, uma das alternativas poderia ser o pedido de dispensa de licitação para contratar uma empresa a tempo da aplicação da prova, o que pode ser feito em casos emergenciais.