Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

CGU divulga trabalhos premiados no 10º Concurso de Desenho e Redação

Mais de 590 mil estudantes de todo país participaram desta edição, cujo tema abordou a honestidade

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado do 10; Concurso de Desenho e Redação, que foi realizado neste o ano e teve como tema: ;Ser Honesto é Legal!”. Nesta edição foram mobilizados 591.473 estudantes, 20.750 professores, 2.978 escolas, e produzidos 506.399 trabalhos, entre desenhos, redações e planos de mobilização. Os dados demonstram um crescimento significativo no número de estudantes engajados no concurso: cerca de 182 mil alunos a mais que no ano passado.

Nas categorias do 1; ao 5; ano do ensino fundamental, os estudantes participaram com trabalhos do tipo ;desenho;, enquanto os estudantes do 6; ao 9; ano e do 1; ano ao 3; do ensino médio, incluindo estudantes matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA), participaram com trabalhos do tipo ;redação;. As escolas participaram na categoria Escola Cidadã com ;Planos de Mobilização;, no qual descrevem as atividades de engajamento e prática pedagógica para debate do tema no ambiente escolar.

Os três melhores trabalhos de cada categoria serão premiados em solenidade prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (12). Nesta edição, os estudantes vencedores, professores orientadores e escolas cidadãs receberão os prêmios em eventos comemorativos ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado este mês no país. No evento da próxima quarta-feira serão premiados três estudantes vencedores do Distrito Federal e seus respectivos professores orientadores, além das três instituições vencedoras da categoria nacional ;Escola Cidadã;. As instituições reconhecidas foram a Unidade Escolar Alencar Mota, de Alagoinha do Piauí (PI); a Escola Estadual Professora Clotilde de Moura Lima, de Taipu (RN); e o Colégio Estadual Lavandeira, de Lavandeira (TO).

O Concurso de Desenho e Redação é realizado anualmente e busca despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados à ética, cidadania por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade.