Jornal Correio Braziliense

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Alunos de Brasília conquistam primeiras colocações em Concurso de Redação

Estudantes do Colégio Militar Dom Pedro II ocuparam oito posições de destaque

Dois estudantes do Colégio Militar Dom Pedro II (CMDPII), Hermínio Joaquim da Silva Júnior, 15 anos, e Thiago de Deus Lima Rocha, 18, conquistaram os primeiros lugares das categoria ensinos fundamental e médio, respectivamente, no 4; Concurso de Redação da Defensoria Pública da União. O concurso foi realizado em parceria com a Receita Federal, Casa da ONU no Brasil, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Com o tema Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça, estudantes do ensino médio e do ensino fundamental de todo o país participaram enviando seus textos. As primeiras colocações ficaram, entretanto, com os estudantes de Brasília.

Sob o comando do Coronel Wender Camico Costa, comandante do CMDPII, outros dois alunos do ensino fundamental e quatro do ensino médio do Colégio Militar Dom Pedro II tiveram suas redações selecionadas. Os dois primeiros lugares ganharam uma viagem para Viena, capital da Áustria, onde terão a oportunidade de ler as redações em um evento da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a UNODC. Thiago foi um dos ganhadores.

Hermínio, do 9; ano do ensino fundamental, e Thiago, da 3; série do ensino médio, alcançaram as primeiras colocações no concurso, em suas respectivas categorias. Hermínio começou a participar de concursos de redação há apenas um ano, e já conquistou premiações da Controladoria Geral da União (CGU), da Defensoria Pública da União (DPU), da Copa Verde e do Cisne Branco (premiação da aeronáutica). Thiago já participa há algum tempo e, assim como Hermínio, recebeu diversas premiações durante todo o ensino médio.

[SAIBAMAIS] Hermínio conta que começou a se interessar por esses concursos com o incentivo de professores, como a professora Fernanda Ferreira, responsável pelas matérias de redação e gramática da Seção de Projetos. Ele explica que o incentivo e o esforço dos professores tem sido um meio de obter bons resultados. ;Este ano, a professora Fernanda me ajudou muito, pegando no meu pé para que eu participasse dos concursos;, relembra.

Ele também explica que sua preparação ocorreu com todos os textos relacionados ao tema do concurso que a professora Fernanda passou em sala de aula. Além disso, pesquisando sobre o assunto, achou o canal da Defensoria Pública no YouTube e, com os vídeos disponibilizados pela instituição, adquiriu mais embasamento para falar sobre o assunto. ;Eu assisti aos vídeos e fui tentando absorver o máximo de conteúdo para poder usar na minha redação;, complementa. Já com relação ao seu estilo de escrita, Hermínio conta que utilizou a obra 50 contos de Machado de Assis como inspiração. ;Quando eu leio, aprendo palavras novas e como estruturar melhor meus pensamentos;, explica, ;Muita gente acha que é muito difícil, mas lendo e tentando entender, você aprende mais sobre sua língua, aprende a dar mais valor para a sua cultura, porque Machado foi um dos nossos maiores escritores;.

Thiago complementa a fala de Hermínio. Além de reforçar a importância do papel dos educadores, reforça também o papel da presença familiar no processo de aprendizado e crescimento pessoal. Para ele e seus pais, Kênia José da Rocha e Adrião Neto de Deus Lima, uma base familiar e escolar estruturada é de suma importância para que os estudantes tenham um bom rendimento e sejam exemplo e inspiração para aqueles estudantes que desejam ter sucesso.

;Alguns alunos acreditam que, para você poder participar de uma olimpíada, é necessário ter toda uma bagagem de conhecimento. Claro que é importante que já se tenha uma bagagem, mas a vantagem desses concursos é que você tenha a possibilidade de obter os conhecimentos minimamente necessários durante os estudos para a construção do texto;, explica Thiago, ;Durante o processo do concurso é o melhor momento para aprendizado;.

Para ele, ter sido agraciado com a primeira colocação pode ser um modo de expor para o mundo uma visão dos Direitos Humanos relacionando com a Constituição Federal de 1988. ;Eu fico muito honrado de ter ganhado esse concurso, porque talvez eu possa, quem sabe, mudar o pensamento de algumas pessoas que não acreditem na função real dos DHs;, ressalta.

Hermínio e Thiago comentam sobre a importância da Seção de Projetos dentro da escola. Coordenada pelo professor de matemática Edgar Cândido dos Santos e com a participação da professora de redação e gramática Fernanda Ferreira, a Seção de projetos tem como objetivo trazer para o ambiente escolar todas os concursos e olimpíadas, sejam eles regionais ou nacionais.

Edgar explica que foi montado um projeto voltado para os alunos do ensino fundamental, a partir do 2; ano, que surgiu durante uma conversa do coordenador com o astronauta Marcos Pontes. O chefe de departamento de ensino do CMPDII, Coronel Wender Camico Costa, explica que, desde o 2; ano do ensino fundamental, já existe um projeto de incentivo à leitura, além de aulas de interpretação e de produção de texto. ;Quando os alunos entram para o 6; ano, já está presente na grade a disciplina de redação. Isso faz com que todo o processo venha se desenrolando desde cedo;, complementa.

Na categoria de ensino fundamental do concurso de redação da Defensoria Pública da União (DPU), o segundo lugar ficou com a aluna Lara Caroline de Almeida Macedo que, com 12 anos e há apenas um ano no colégio, concorreu com alunos mais velhos e conseguiu a colocação. O terceiro lugar foi ocupado por Lucas Issamu Hashimoto, aluno do 9; ano.

Para Lara, participar desses concursos é divertido. ;Eu acho legal porque consegui adquirir mais conhecimento e melhorar meu aprendizado na escola. Também acho divertido participar, porque gosto de escrever;, conta Lara. Seus pais, Alan de Macedo Silva e Carla Adriana Barbosa de Almeida, contam que estão muito orgulhosos da filha que, além de ser uma aluna dedicada, está realizada com as conquistas e o reconhecimento que recebe do colégio e de seus professores.
Na categoria de ensino médio, Yasmin Nunes Melo, 3; série, Mariana Moreira Almeida, 3; série, Giovana Cristina dos Santos Freitas, 3; série e Danielly Clemente Leandro, 2; série, ocuparam, respectivamente, a posição do segundo ao quinto lugar no concurso.
Assim como os outros participantes, Yasmin, que conquistou o segundo lugar, acredita que participar desse tipo de evento traz ao estudante cada vez mais conhecimento. Além disso, a estudante ressalta que esse tipo de atividade favorece a divulgação sobre os Direitos Humanos na sociedade. Mariana, que alcançou a terceira colocação, destaca a importância da Seção de Projetos e do papel da professora Fernanda. De acordo com ela, a professora ter divulgado o concurso em sala de aula foi o incentivo necessário para a produção de um trabalho bem feito. ;Eu cheguei na escola sem saber como escrever uma redação direito. Com a ajuda dos professores, tive o incentivo de começar a participar dos concursos, sem muita pretensão. Agora, como estou saindo do colégio, queria deixar uma marquinha. Foi por isso que comecei a me inscrever nesses concursos;, diz.

A premiação do concurso acontecerá em 7 de dezembro, às 14h, no Auditório do Centro Empresarial CNC, localizado na SAUN, Quadra 5, Lote C.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá