Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Prazo para matrícula on-line na rede pública do DF termina quarta (31)

Baixo número de matrículas nas escolas públicas gera preocupação na Secretaria de Educação, pois pode resultar em filas nos colégios em 2019 e em alunos estudando muito longe de casa

A poucos dias do término do prazo de matrículas on-line para o ano letivo de 2019 na rede pública de ensino do Distrito Federal, a Secretaria de Educação (SEEDF) começa a demonstrar preocupação com a baixa procura por vagas. O número mais atualizado de inscrições é de 22.383. A pasta teme que a demora por parte dos interessados faça com que as escolas tenham de lidar com longas filas no início do ano que vem.

As inscrições na internet começaram em 18 de setembro e seguem até 31 de outubro. Responsáveis por alunos da educação infantil e dos níveis fundamental e médio puderam fazer o registro por telefone, discando 156, até 23 de outubro. Ainda que a rede tenha de atender todos os estudantes do Distrito Federal que a procurarem, aqueles que não realizarem as inscrições até a data limite não terão a vaga assegurada na instituição de ensino escolhida.


Ou seja, caso o discente prefira estudar em determinada escola, deve ficar de olho no prazo. ;Se o interessado não se registrar agora, terá de esperar todo o planejamento com os inscritos. Só depois abriremos mais vagas, então os mais atrasados podem ficar em um colégio distante de onde moram, em uma região que não o atende muito bem;, explica Cláudia Barreto, subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria da Educação.

Os cerca de 22 mil alunos que fizeram a inscrição de forma antecipada, por telefone ou via internet, constituem número considerado baixo. Em comparação ao período de matrículas para o ano letivo de 2018, quando 33.986 estudantes utilizaram o sistema, o montante caiu quase 37%. Para o registro on-line, é necessário que o aluno tenha CPF. Além disso, ele ou o responsável devem fornecer dados, como nome completo e sem abreviações, a série, o CEP da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis.

O dado permite que a escola selecionada fique próxima a um dos dois endereços cadastrados. Após a divulgação dos resultados dos registros, estudantes e pais podem tentar vagas remanescentes em outras instituições de ensino. A subsecretária ressalta que os atrasos podem atrapalhar o planejamento da SEEDF para o próximo ano letivo. ;É um período em que ainda estamos nos organizando para receber os alunos. Portanto, para evitar a formação de filas em frente aos colégios, pedimos que os estudantes se matriculem de forma antecipada;, alerta Cláudia Barreto.


Ela não esconde a preocupação com o número ;muito baixo; de discentes cadastrados. O período de renovação de matrícula para quem cursou o ano letivo de 2018 encerrou na sexta-feira. O resultado das matrículas e da disposição de alunos por escola estará disponível em 20 de dezembro, a partir das 18h, no site da Secretaria de Educação.

Escolas do Plano disputadas

Das 10 melhores escolas públicas do Distrito Federal para alunos do 1; ao 5; ano do ensino fundamental, nove ficam no Plano Piloto. É o que mostra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Naturalmente, as instituições estão entre as mais procuradas.


Segundo Kelly Macedo Américo, vice-diretora da Escola Classe 102 Sul, a matrícula com antecedência é fundamental. ;Muita gente quer estudar aqui, e a gente acaba ficando sem vaga. Alguns pedem para guardar vaga, mas é impossível. Todo ano nossa procura é grande e só aumenta;, explica.


João Carlos Gomes mora em Samambaia, mas fez questão de matricular a filha de 10 anos no colégio da 102 Sul. ;A realidade é que o ensino por aqui é melhor, é natural que mais pessoas tentem por aqui;, opina o supervisor, que, apesar de tentar colocar a filha para estudar em uma instituição militar, garantiu a continuidade da estudante na escola.

Inscritos

Veja a progressão de registros na rede pública feitos on-line e pelo 156
2015-2016 - 42.403 inscritos
2016-2017 - 40.863 inscritos
2017-2018 - 33.986 inscritos
2018-2019 - 22.383 inscritos

Saiba mais

Confira onde efetuar as matrículas, para cada grupo escolar

Alunos da educação infantil e ensinos fundamental e médio

Pelo site www.se.df.gov.br, até 31 de outubro
Pelo telematrícula (156), até 23 de outubro

Creches (crianças de 0 a 3 anos)

Durante todo o ano, 24 horas por dia, pelo telematrícula

Resultados

Podem ser conferidos pelo site www.se.df.gov.br, a partir de 20 de dezembro, a partir das 18h

Remanejamento escolar

Na secretaria da unidade de ensino, até 1; de novembro