O Colégio Marista Asa Sul para envolver os alunos do Ensino Fundamental no processo de pesquisa e busca de conhecimento permitiu que os estudantes escolhessem o tema para desenvolver seus trabalhos. A exposição, dos cerca de 200 trabalhos, será neste sábado (6), das 9h às 11h30, na sede do Colégio Marista da Asa Sul.
Aberto ao público e com o tema ;De onde nascem as ideias? - Ciências para a redução das desigualdades;, conta com a participação de 40 professores das mais diversas disciplinas, que orientaram os alunos durante a pesquisa e acompanharão e avaliarão as apresentações.
Cinema antigo e atual, óptica quântica, a reação do cérebro ao medo, como os seres humanos conseguiriam viver em Marte, os males do colesterol, a história e a ciência da astronomia, a decomposição do plástico e os malefícios dos refrigerantes são alguns dos temas que serão abordados durante a feira. Além disso, a feria será aberta por uma banda de professores e fechada por um dos alunos do 7; ano do ensino fundamental que apresentará seu trabalho como DJ.
A feira promete aguçar a curiosidade de quem for conferir de perto as novidades expostas. A Universidade de Brasília (UnB) vai desenvolver diversas atividades na feira, como ensinar a fazer sorvete com nitrogênio líquido e lançar foguetes feitos de garrafa pet. De quebra, serão expostos dois robôs vencedores de campeonatos de robótica.
O evento vai contar ainda com a palestra para os pais ;As cinco grandes lições para educar crianças e adolescentes que vão mudar o mundo; e rodas de conversa com os alunos, abordando temas que envolvem ciências, robótica e estatística.