Duas equipes de alunos do Colégio Marista da Asa Sul, em Brasília, participam esta semana do maior festival de robótica do país. O evento ocorre nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A previsão é de que o Festival, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC), reúna cerca de 1,5 mil estudantes de escolas e universidades públicas e privadas.
Caio, Guilherme, Gustavo, Marcelo, Júlia, Vitor e João partiram no fiml de semana rumo à capital gaúcha para apresentar dois projetos ; um na categoria Robótica Lego e outro na categoria Robótica Livre. Um total de 136 equipes se inscreveram ao longo do ano para participar de algum dos quatro desafios que compõem a programação do encontro: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.
robô categoria lego.jpeg
Em sua 10; edição, o festival traz como tema a tabela periódica. Para participar, os alunos precisaram escolher um elemento da tabela para o desenvolvimento dos seus projetos. Na categoria Lego, os brasilienses optaram pelo hidrogênio como subtema. Já na categoria Robótica Livre, a escolha foi pelo urânio. Ambos os componentes foram selecionados por serem fontes de energia e promoverem o desenvolvimento sustentável.
Os estudantes terão que enfrentar sete missões na arena do festival, todas relacionadas ao tema escolhido. E o objetivo é montar robôs aptos a cumprirem os desafios propostos. Ainda durante o evento, eles terão que apresentar a pesquisa sobre o subtema escolhido, farão a apresentação da engenharia dos robôs e, por fim, apresentarão como eles funcionam na prática.
Aproximadamente cinco mil pessoas devem circular no espaço aberto à participação do público geral, segundo estimativas da organização do Festival.