Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Colégio Militar de Brasília abre inscrições para ensino fundamental e médio

Alunos têm até 14 de setembro para garantir chance de ingresso via prova de admissão, a ser aplicada em outubro. Professores de matemática e português orientam preparação

As inscrições para o Concurso de Admissão para matrícula no Colégio Militar de Brasília (CMB) 2019 estão abertas até 14 de setembro. Ao todo, são 45 vagas, das quais 30 são para alunos que farão o 6; ano do ensino fundamental e 15 reservadas aos estudantes que farão o 1; ano do ensino médio.

Para assegurar a participação, o candidato deve acessar o site do CMB ou comparecer à secretaria do Corpo de Alunos do Colégio Militar de Brasília (CMB), das 9h às 11h ou das 14h às 16h. A taxa de inscrição é de R$ 95.

O processo seletivo passa por quatro etapas básicas. Para chegar à admissão, o candidato passa primeiramente pelo Exame Intelectual (EI), eliminatório e classificatório, composto por provas de matemática e português. A primeira ocorre em 21 de outubro, às 9h, e somente os candidatos aprovados poderão fazer a segunda, marcada para 25 de novembro, também às 9h. O resultado do EI será divulgado em 28 de dezembro no site do CMB.

Após isso, os inscritos serão submetidos a uma revisão médica e odontológica e, por fim, a uma comprovação dos requisitos biográficos. A matrícula para os selecionados em todas as etapas ocorre entre 2 de janeiro e 22 de fevereiro de 2019.

Pequenos estudiosos buscam aprovação

A preparação de Anna Luísa Lopes, 9 anos, é digna dos concurseiros mais intensos. Aluna do Centro Educacional Sigma, ela estuda pela manhã, participa do curso de preparação para a prova à tarde e, nas noites de quarta e sexta, vai às aulas do ;curso do professor Júnior;, como ela mesmo se refere. ;Além de estudar nesses cursos, faço provas em casa;, acrescenta. Sem maiores dificuldade com nenhum conteúdo específico, a pequena quer estudar no CMB por dois motivos. ;Eu quero ficar junto do meu irmão, que estuda lá, e ter um ensino de qualidade em um colégio público. Assim, meus pais não gastam muito dinheiro;, conta.

Colega de Anna no curso, Rodrigo Couto, 10, é aluno do Colégio Mauricio Salles de Mello. Ele está no quinto ano e estuda todos os dias, de manhã e à tarde. ;Meu irmão estudou lá e sempre me falava muito bem. Por isso, estou indo;, conta. Ao chegar em casa, Rodrigo tenta reforçar o que aprendeu. ;Faço exercícios e vejo alguns vídeos sobre a matéria;, diz. Para relaxar, o menino vai à natação nas segundas e quartas-feiras.

Alunos seguindo os passos dos pais

A rotina de estudos de Sarah Cordeiro, 14, aluna do nono ano no Centro de Ensino Fundamental 102 Norte, é intensa. Pela manhã, ela vai à escola e aproveita as aulas de matemática para fazer exercícios que passam no cursinho. Durante a tarde, vai para o curso preparatório, o Curso Seleção, e à noite retorna para casa. No entanto, ainda não é hora de descanso: a jovem encontra tempo para resolver questões de conteúdos que aprendeu no dia e provas anteriores. Segundo ela, a maior dificuldade em conteúdo é com a gramática.


Filha de um capitão do exército e de uma professora de ensino fundamental, ela acredita que o incentivo dos pais fez a diferença para se candidatar no processo seletivo. ;Meu pai me apoia muito. Foi ele quem indicou o colégio. Minha mãe estudou em colégios militares quando era mais nova. Eu sempre quis ser militar e acredito que tenho vocação para isso. Eu me destaco em exercícios e provas desse tipo;, ressalta.


Athos Fagundes, 14, está no nono ano do Colégio Militar Dom Pedro II, mas almeja o CMB. ;Acho que tem infraestrutura e ensino melhores. Pode abrir mais oportunidades no futuro;, acredita. Desde o momento em que o jovem acorda, sempre às 7h, até as 23h, quando vai dormir, ele se dedica ao objetivo. ;Levo algum material do cursinho para estudar nos intervalos e faço provas de edições anteriores. Fico no curso Seleção até 21h, estudando geografia e química, que costuma cair em outros concursos. Em casa, faço uma revisão do que vi no dia;, conta.


Assim como Sarah, os pais de Athos têm uma mãozinha na escolha do filho, sem imposição. ;Meu pai é bombeiro militar e sempre me incentivou. Eu me interessei desde novo, mas ele nunca me disse que era isso o que eu devia fazer;, conta. Segundo Athos, graças ao bom professor de português do curso de preparação, ele consegue se destacar e tem facilidade com a matéria. A dificuldade, porém, vem de outra disciplina: a matemática. ;Eu priorizo mais a geometria, pois,na escola, não tive a base do nível exigido para a prova do CMB.;

Como se preparar para as provas

Os cursinhos preparam, mas há chance também para aqueles que não têm condições de pagar um. É o que acredita Walkyria Vidal, professora de matemática do 3; ano do CMB. ;O aluno deve ter uma rotina de estudos diária em contraturno ao horário das aulas regulares. Estudando em casa e fazendo as provas anteriores, é possível construir uma boa base de conhecimentos que acabam caindo com mais frequência;, afirma.


Walkyria Vidal aponta os conteúdos para os quais os alunos devem dar atenção especial. ;A parte de funções normalmente cai na prova para o primeiro ano. No sexto ano, proporções é cobrado com frequência;, analisa. Segundo Walkyria, os alunos devem evitar o estresse, sobretudo os mais novos, que buscarão uma vaga no sexto ano. ;São crianças pequenas. A dica é ficar calmo e descansar bastante próximo à prova.;


Professora de português no Magister, especializado na preparação para o CMB, Eliane Vaz recomenda aos candidatos boas cargas de leitura. ;Ler é imprescindível, porque vai ampliar o vocabulário, ordenar as ideias e ajudar a buscar conhecimentos úteis na produção textual.; De acordo com Eliane, os inscritos para o concurso costumam ter dificuldade com o valor semântico das palavras. ;Essa prova exige muita compreensão de conjunções e preposições, por exemplo, porque elas dependem do contexto em que são apresentadas. Não é só decorar, deve ter análise;, afirma. O segredo para ir bem no dia da prova é fazer tudo com calma e confiar no conhecimento adquirido. ;Sempre pedimos para confiarem no que eles aprenderam, ter tranquilidade, ler o texto várias vezes e reler as questões quantas vezes for necessário;, orienta.

Fique ligado!

Concurso de Admissão ao CMB

Inscrições até 14 de setembro no site www.gnsconcursos.com.br/colegio-militar-de-brasilia-2018-2019/ ou presencialmente na Secretaria do Corpo de Alunos do Colégio Militar de Brasília (CMB) entre 9h e 11h ou das 14h às 16h.

Vagas: 30 (alunos que vão cursar o 6; ano do ensino fundamental) e 15 (alunos que farão o 1; do ensino médio) em 2019.

Edital disponível em:

http://www.cmb.eb.mil.br/index.php?option=com_jdownloads=download.send=596=131=0

Taxa de inscrição: R$ 95.

Data das provas: 1. Matemática (21/10); 2. Português (25/11). Ambas às 9h.

Pré-requisitos:

a) Ser brasileiro;
b) Ter concluído ou estar cursando: 1) o 5; ano do ensino fundamental (5; ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 6; ano do ensino fundamental ( 6; ano /EF); ou 2) o 9; ano do ensino fundamental (9; ano/EF), para os candidatos ao ingresso no 1; ano do ensino médio (1; ano/EM);
c) Estar enquadrado nos seguintes limites de idade: 1) Para 6; ano/EF ; Ter menos de 13 (treze) anos em 1; de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. 2) para o 1; ano/EM - Ter menos de 18 (dezoito) anos em 1; de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
d) não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
e) ser portador de documento oficial de identificação com foto recente.

* Estagiário sob supervisão de Ana Sá