O último fim de semana foi de arte e cultura para alunos do 3; ano do Centro de Ensino Médio (CEM) 2 de Planaltina. Alunos viraram atores e cantores no musical Vidas Secas, inspirado no romance de Graciliano Ramos. O público se surpreendeu ao ver o clássico romance do sertão em forma de musical. Os 20 estudantes do elenco, extremamente preparados e talentosos, foram aplaudidos de pé e arrancaram lágrimas da plateia. Mariana Silva, 17, aluna do 3; ano, interpretou uma lavadeira na peça. ;Tive medo no início e pensei em desistir, mas, depois, fiquei encantada com o modo como podemos usar nosso corpo para provocar sensações no público e com as infinitas possibilidades que o teatro me proporciona, como exercitar a voz e criar diversos personagens. É algo libertador e instigante;, explica a estudante e moradora de Planaltina. A adolescente conta que participar do elenco a ajudou a ficar mais disciplinada e deu a ela nova visão sobre a preservação de ecossistemas como o cerrado.
A estudante de letras Maria Clara Gonçalves, 21, moradora de Planaltina, veio ao colégio para conferir o musical e ficou satisfeita com o que viu. Grande fã de literatura brasileira, ela avalia que a peça conseguiu contar uma história de 1938 de forma bastante atual, afinal o tema continua contemporâneo, já que muitas pessoas ainda sofrem com a seca no Nordeste. ;O projeto é relevante, pois Planaltina é uma cidade cultural, mas, infelizmente, há poucas iniciativas como esta. E, quando existem, não há visibilidade. As escolas precisam de mais projetos como este. Deu para ver a força e o carinho dos alunos pelo espetáculo, eles conseguiram transmitir essa emoção para o público;, afirma a universitária. O espetáculo Vidas secas foi apresentado ao público na sexta (29), no sábado (30) e no domingo (1;), no Ginásio do CEM 2, sempre às 20h, com entrada franca.
A produção é do professor de artes cênicas, ator e diretor Junior Ribeiro, que começou o projeto em 2015, com a proposta de abordar a obra de maneira interdisciplinar na escola, potencializando a disciplina de cada professor em um resultado teórico e prático. ;Os estudantes das turmas de 3; ano tinham sede de aprendizado e eram artistas em potencial. Foi quando levei a proposta aos docentes de linguagens em uma reunião pedagógica. O convite se estendeu aos professores de humanas e exatas. Todos compraram a ideia e deram prosseguimento ao projeto;, explica. Cada professor encontrou a melhor forma de aplicar o tema em sua disciplina. Em biologia, por exemplo, as aulas exploraram a hidrofobia, doença que atingiu a cadela Baleia. Em física, o professor mediu, junto aos alunos, quantos passos eram necessários para se atravessar a caatinga e quanto tempo os retirantes gastariam para fazer o trajeto descrito no livro. O musical foi a maneira de dar vazão ao romance nas disciplinas de artes e linguagens.
Planaltina é uma cidade de tradições católica, conhecida pelo grande espetáculo religioso Via Sacra. Então, faz parte da rotina dos moradores, em algum momento, assumirem um lado ator. A diretora do CEM 2, Sonara Liana, conta que é muito gratificante para a instituição ter um projeto como este, que nasceu da vontade e do interesse de desenvolver algo que atendesse a comunidade escolar. ;Acredito no potencial dos alunos e sei que eles necessitam de projetos que os acolham, como este;, diz. ;Temos diversos estudantes desejando mais atividades culturais na nossa cidade. Hoje, temos a oportunidade de oferecer um projeto muito rico em nossa escola com música, teatro e dança;, comemora. O diretor Junior Ribeiro conta que, no primeiro ano do projeto, em 2015, ;os alunos aceitaram 100% a proposta;. Aqueles que não se sentiam aptos a estar em cena desenvolveram a parte teórica do trabalho, que consistia na realização de um portfólio com todo o estudo da obra, que serviu de base para a pesquisa cênica.
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;Os alunos pesquisaram e documentaram o perfil psicológico dos personagens, relevo e vegetação do Nordeste, uso de medicamentos, crise cafeeira e outros temas;, explica o professor. Acreditando na força do projeto, o professor decidiu inscrevê-lo no Fundo de Apoio à Cultura (FAC) em 2016 e foi contemplado. Hoje, o musical continua sendo produzido com recursos do FAC. Com o apoio, o projeto passou a ter caráter profissional, com gestão da Cia. Fábrica de Teatro. Os alunos do CEM 2 passaram a ter oficinas de canto, dança e interpretação teatral. Alguns estudantes que atuaram em 2015 foram convidados a retornar este ano. Ana Câmara Pimenta, 20, cursa o 5; semestre de pedagogia e ganhou o papel da protagonista, Sinhá Vitória, na primeira edição, quando estava no ensino médio. Este ano foi convidada pelo diretor a retornar com a personagem. Ana conta que a experiência foi essencial para o seu amadurecimento profissional e pessoal.
Com o teatro, a estudante passou a ter melhor dicção ao falar em público. ;Vida Secas mudou a minha vida e a minha visão de mundo. Quando recebi o convite do Junior para retornar, fiquei animada, pois sempre estou aberta a novas experiências e à atuação. A personagem me ajudou a entender as desigualdades em nosso país;, afirma. Em 2015 o espetáculo se restringiu apenas aos docentes e discentes da instituição. Com a fama que o projeto ganhou em Planaltina, a direção decidiu levar o espetáculo ao teatro Dulcina e apresentá-lo para as famílias dos 2.000 alunos. Uma média de 600 pessoas assistiram a primeira apresentação, em 2015. Este ano, nos três dias a peça, recebeu 850 pessoas.
Informações
Quer saber mais sobre o projeto Vidas Secas do CEM 2 de Planaltina? É possível entrar em contato pelo telefone 4309-7587.
*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa