O Instituto Península, que ajuda a promover o esporte como ferramenta para o desenvolvimento integral de alunos, apoia, pelo segundo ano consecutivo, a categoria esporte como estratégia de aprendizagem do Prêmio Professores do Brasil. O instituto participa do prêmio por meio do Impulsiona, sua iniciativa que visa utilizar o esporte como ferramenta de desenvolvimento de crianças e adolescentes. O concurso é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhece práticas de professores aplicadas em sala de aula que visam à melhoria da educação. As inscrições vão até esta segunda-feira (28) no site: premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.
Para a categoria esportiva, podem se inscrever educadores da educação básica do sistema público que tenham promovido as práticas durante os anos letivos de 2017 ou 2018. Os vencedores ganharão um vale de R$ 5 mil para investir nas escolas onde atuam e uma visita ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo em São Paulo (NAR), iniciativa do Instituto Península que promove a avaliação e preparação de atletas e equipes de alto rendimento. No tour, além de conhecer as instalações, os docentes vencedores poderão assistir a palestras e saber um pouco mais sobre o NAR, que desenvolve pesquisas científicas mostrando, inclusive, a importância da educação esportiva.
A edição 2018 do concurso terá seis categorias:educação infantil (creche, educação infantil: pré-escola), ensino fundamental (anos iniciais, ciclo de alfabetização:,1;, 2; e 3; anos, ensino fundamental - anos iniciais: 4; e 5; anos), ensino fundamental (anos finais: 6; a 9; anos) e ensino médio), além de temáticas especiais, como Esporte como estratégia de aprendizagem. Os professores classificados na etapa regional passam para a estadual e os vencedores da fase nacional serão premiados no evento previsto para o mês de agosto. Os selecionados na etapa por região ganharão cursos à distância no Singularidades.
Conheça mais!
Prêmio Professores do Brasil
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Instituto Península
O Instituto Península é uma organização do terceiro setor que atua nas áreas de educação e do esporte. Trabalha para aprimorar a formação dos professores porque acredita que eles são a base para uma escola pública de qualidade. Visa à formação integral de professores e estudantes para que sejam capazes de fazer escolhas melhores e terem uma vida mais plena. Foi fundado em 2010 pela família Abilio Diniz e tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. Entre na página. www.institutopeninsula.org.br.
Impulsiona
É a iniciativa de educação esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos. O objetivo é ampliar o repertório esportivo e disseminar os valores do esporte a crianças e jovens, o Impulsiona oferece cursos online e conteúdos digitais gratuitos para a especialização de professores de educação física, coordenadores pedagógicos e educadores. Para saber mais, acesse www.impulsiona.org.br.
NAR
O Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR) é uma iniciativa do Instituto Península que atua na avaliação e preparação de atletas e equipes de alto rendimento. Reconhecido como um centro de excelência esportiva e referência internacional em pesquisa científica e prescrição do treinamento esportivo, o NAR também desenvolve um importante trabalho com atletas de base e com crianças e adolescentes que se tornarão grandes indivíduos. Para mais informações sobre o NAR, acesse www.www.narsp.com.br
Singularidades
A iniciativa do Instituto Península é uma faculdade que alia prática e teoria em um currículo inovador, com busca pela excelência na educação e na formação de professores. Foi fundado em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Desde então, formou mais de 28 mil educadores. Para saber mais sobre o Singularidades, acesse a página www.institutosingularidades.edu.br.