Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Alunos do DF recebem o projeto Astronomia sobre Rodas

Iniciativa será permanente e gratuita. Qualquer escola do DF pode receber a visita do planetário por meio de agendamento

Estudantes do Distrito Federal podem participar de um projeto permanente (inédito) do planetário digital intitulado Astronomia sobre Rodas, que consiste em levar ao conhecimento dos alunos conteúdos sobre galáxias, estrelas e sistema solar. Nesta quarta-feira, 2, foi a vez da Escola Classe 6 de Taguatinga Norte (EC 6). Em 17 de abril, foi inaugurada, em Taguatinga Norte, a Unidade Móvel de Ciências que abriga o Astronomia sobre Rodas. A Escola Classe do P Norte, no Sol Nascente, que tem cerca de 660 estudantes, foi a primeira receber o projeto.
Imagine estar dentro do sistema solar? É essa a sensação que os alunos têm ao entrar no planetário inflável, montado no pátio da escola. Dentro desse ambiente divertido, eles assistiram ao vídeo sobre as características de todos os planetas. A iniciativa, que também é uma forma de apoiar professores que utilizam ferramentas que podem despertar a curiosidade em estudantes a viver a ciência de modo prático, é do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc/DF) em parceria com todas as escolas públicas do DF.

Stephany Silva, 7 anos, está no 2;ano do ensino fundamental e não escondeu a emoção ao entrar pela segunda vez em um planetário. ;Aprendi bastante sobre o clima dos planetas. Marte, por exemplo, é seco e o mais interessante é que alguns não têm água. Eu não sabia disso;, conta. Benjamin Ribeiro, 7, estuda na mesma classe que Stephany e disse que ficou bastante emocionado ao assistir ao vídeo projetado.;Quando eu vi os planetas no teto do planetário achei que fossem de verdade. Nunca tinha visto nada parecido;, garante.

Delúzia Leão, professora das séries iniciais, afirma que a proposta é uma oportunidade para estudantes que não têm condição financeira de visitar o planetário de Brasília. ;Esse projeto contribui para o desenvolvimento na aprendizagem de todos os alunos. Além disso, é importante para que eles possam ver, na prática, tudo o que aprenderam na teoria sobre o sistema solar;, explica. Demetrius Santos, um dos coordenadores do Astronomia sobre Rodas, concorda. ;O público que frequenta escolas públicas muitas vezes não tem recursos para pegar um transporte e ir até o centro de Brasília para visitar o planetário, por exemplo. Estamos tentando democratizar esse acesso ao conhecimento científico;, salienta

A coordenadora da Unidade de Gestão e Ações de Sustentabilidade do Sesc/DF, Patrícia Souza afirma que, além do Astronomia sobre Rodas, o Sesc dispõe de duas salas de ciências, nas quais qualquer escola pode agendar uma visita. ;Nesse espaço, discutimos diversos temas como energia, mudanças climáticas, recursos hídricos, entre outros. Buscamos trabalhar de formas dinâmica e divertida;, disse.

Joseny Lopes, coordenadora do ensino fundamental, explica que as turmas do terceiro, quarto e quinto anos já estudam o sistema solar."Então, a possibilidade de receber na escola o planetário do Sesc é uma iniciativa excelente até pelas dificuldades que enfrentamos para levar nosso alunos ao Planetário de Brasília;, disse.

Esta foi a primeira vez que a professora do 1; ao 5; ano, Sângeles Caldas entrou em um planetário. ;Nunca visitei um por falta de oportunidade e a experiência foi ótima. É muito importante que parcerias como essas continuem a serem feitas;, finaliza.

Além das sessões de planetário, o projeto contará com oficinas, workshops, palestras e atividades complementares. Nesta quarta-feira, por exemplo, alunos participaram de uma oficina em que aprenderam sobre a distância entre um planeta e outro.

Qualquer escola interessada em receber o planetário deve entrar em contato pelo telefone (61) 3451-9119/9113/9133 ou por meio do preenchimento do formulário disponível.

*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá