Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Prova diagnóstica poderá avaliar melhor o desempenho de alunos

Aplicada entre esta quarta (25) e quinta (26), a avaliação é aplicada por meio de sistema desenvolvido pela Secretaria de Educação do DF

A prova diagnóstica de 2018 é aplicada pela Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) para alunos do ensino fundamental e médio em todas as unidades da rede de ensino pública. Neste ano, a avaliação está sendo aplicada nesta quarta-feira (25) e na quinta-feira (26).
O objetivo principal é obter informações que auxiliem a formulação de ações pedagógicas que contribuam para o aprendizado dos estudantes. O sistema de avaliação foi confeccionado, em 2015, por servidores da rede, para identificar as necessidades específicas de cada rede de ensino do Distrito Federal.

A novidade da prova diagnóstica 2018 é que se trata de um sistema totalmente desenvolvido pelo Secretaria de Educação do DF. No programa há uma forma de avaliação diferenciada, na qual a nota não é o mais importante. A intenção é que possa ter relatórios que venham auxiliar em todos os níveis de educação, para que os professores possam entender as dificuldades que os alunos têm em sala de aula e criar novas estratégias.

Na aplicação do exame do ano passado, feito em outubro, foi avaliado o conhecimento de 89.656 estudantes dos 5;, 7; e 9; anos do ensino fundamental e do ensino médio integral. Neste ano, visa atingir 157.375 estudantes dos 2;, 3;, 4;,6; e 8; anos do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio de todas as unidades de ensino da rede pública do DF.

A prova também terá um versão on-line, em que os participantes terão a oportunidade de fazer o teste pelo computador das instituições de ensino. O exame também será ofertado em vídeo com explicação em libras. O caderno de prova será composto por questões de matemática e português.