As aulas das escolas públicas e particulares do Distrito Federal devem retornar até fevereiro. Os pais e responsáveis, depois de cerca de dois meses de férias, terão que se readequar à rotina escolar. Segundo a diretora do Colégio Logosófico de Brasília, Lucia Andrade, é relevante que as crianças e adolescentes passem por um processo de readaptação para que eles voltem entusiasmados e motivados para nova fase escolar.
A volta dos costumes habituais deve ocorrer de uma forma suave, de acordo com a educadora: ;É importante que a rotina das férias seja substituída aos poucos". A educadora orienta que, na última semana das férias, a família deve conversar sobre o novo ciclo e a retomada da rotina. É importante que os pais estimulem os filhos, mostrando pontos positivos do retorno como, por exemplo, rever os colegas de classe, conhecer novos amigos e professores, incentivar as descobertas no caso de uma nova escola.
Orientações importantes para facilitar o retorno à escola:
a) Volte a fazer as refeições nos horários habituais. Durante as férias, é normal que algumas refeições sejam puladas ou feitas fora de hora. Retome a rotina alimentar;
b) Defina e combine os horários para dormir e para acordar. É essencial que as crianças tenham uma noite bem dormida, para que rendimento não caia;
c) Uma semana antes das aulas começarem, organize o material escolar e prepare o uniforme. É o momento, para iniciar a se familiarizar com o que será usado durante o ano. Os pais devem permitir que os filhos os ajudem a arrumar a mochila;
d) Se a criança ou adolescente costumam ir e voltar para a escola sozinhas, as oriente a andar sempre em grupo, e não andar sem companhia em locais sem movimento;
e) As crianças entre 2 e 3 anos, é recomendável que os pais ou responsáveis cheguem à escola com a criança no chão, não no colo, isso facilitará despedida e o acolhimento dos professores;
f) Deixe claro, quanto é importante a escola na vida deles para que se sintam mais confiantes e determinados;
g) Mostre que estudar pode ser divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas;
h) Organize um quadro de horário com todas as atividades e deixe-as em um lugar visível para a criança ou adolescente visualize-a e se programe para o desenvolvimento delas;
i) Deve disciplinar o uso das tecnologias e definindo um horário a cumpri-lo.
Fonte: educadora Lucia Andrade