As aulas nos Centros Interescolares de Línguas (CILs) começam na próxima quinta-feira (15/2), e os alunos da escola pública de idiomas terão uma mudança no passe livre estudantil. Neste ano, a quantidade de acessos mensais será reduzida de 54 para 20.
De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a medida foi estabelecida considerando que os CILs possuem grade horária de até dois dias na semana, o que tornou necessária a adequação do uso do benefício. Já o limite de quatro acessos diários continuará igual.
[SAIBAMAIS]Alunos que estudam em outra instituição de ensino, além do CIL, continuarão com a quantidade de acessos mensais em 54. O DFTrans reforça, contudo, que os alunos precisam comprovar a matrícula. Quem estiver cadastrado no passe livre estudantil apenas como aluno do CIL, mesmo frequentando uma instituição de ensino regular, precisa regularizar a situação, caso contrário vai ter o benefício alterado para 20 acessos mensais.
Mais acessos
O DFTrans destaca que a quantidade de acessos deve servir apenas para o deslocamento do estudante entre sua residência e a instituição de ensino. Ainda de acordo com a empresa, o quantitativo de 20 acessos mensais pode ser aumentado para alguns estudantes, como os que cursam dois idiomas e precisam ir ao CIL mais de duas vezes na semana.
Para alunos nessa situação, basta apresentar, no site do passe livre estudantil, declaração de matrícula nos dois cursos que comprove a necessidade de mais acessos e aguardar a aprovação do DFTrans. Estudantes que têm aulas em apenas dois dias, mas precisam de mais acessos para chegar à escola, terão a mesma oportunidade. Para isso, eles também precisam fazer a solicitação pelo site, com as justificativas e documentos necessários.