O ensino médio em tempo integral receberá R$ 406 milhões de recursos do governo federal. Esse é o valor liberado para o início do ano pelo presidente Michel Temer. Em conjunto com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o peemedebista assinou nesta quarta-feira (17/1) a concessão do investimento para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) para todos os 26 estados e o Distrito Federal.
A liberação de recursos possibilitará a ampliação de 516 escolas financiadas pela pasta da Educação para um total de 967 unidades educacionais. Ou seja, representa um aumento de 87%. Ao longo do ano, a expectativa é de que cerca de outros R$ 300 milhões de recursos sejam concedidos ao EMTI. A expectativa do governo federal é que, para este ano, a ação assegure 135 mil matrículas no ensino médio em tempo integral.
Somado aos números de 2017 e 2016, a expectativa é que o governo encerre 2018 com um total de 500 mil matrículas nesse modelo educacional. Para Mendonça, o resultado mostra algo ;consistentemente transformador da sociedade brasileira. ;O que o governo federal produziu nesses quase dois anos é algo absolutamente extraordinário. A gente tinha no censo da educação brasileira menos de 300 mil matrículas (no modelo de ensino médio em tempo integral). E a sua gestão, presidente, garante quase 500 mil novas matrículas nesses novos ciclos que foram assegurados com apoio do governo federal;, destacou.