Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Comissão discute situação de escolas e trabalhadores brasileiros no Japão

A situação das escolas brasileiras no Japão e o Espaço do Trabalhador Brasileiro, inaugurado naquele país, serão tema de audiência pública hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), autor do requerimento para a audiência, explica que esteve neste ano representando o Parlamento brasileiro em missãop oficial ao Japão, onde visitou escolas japonesas e nipobrasileiras a fim de conhecer a implantação e o funcionamento do sistema educacional público do país.

;Na ocasião, foi reivindicado pela comunidade brasileira um reforço às gestões do Itamaraty junto ao Ministério da Educação com vistas ao maior apoio às escolas brasileiras no Japão a fim de supervisionar a qualidade do ensino oferecido;, relata Ihoshi.

A delegação conheceu também o Espaço do Trabalhador Brasileiro, criado em 2012, pelo Consulado-Geral do Brasil, em Hamamatsu. ;Há a necessidade de renovação do convênio com os ministérios das Relações Exteriores e do Trabalho e da Previdência Social para dar continuidade aos serviços assistenciais prestados pelo espaço à comunidade;.

Foram convidados para a audiência a diretora do Departamento Consular do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes; o chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, Leandro Gomes Cardoso; e o coordenador geral de Imigração do Ministério do Trabalho, Hugo Medeiros Gallo da Silva.

O debate está marcado para o plenário 3, às 9 horas, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo .