Terminam nesta quarta-feira, 20, as inscrições para o curso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC. O cadastro é gratuito e as aulas são realizadas na modalidade a distância.
Voltado para nutricionistas, conselheiros, merendeiras, gestores em educação, secretários de educação, professores, técnicos em prestação de contas e demais profissionais que atuam na alimentação escolar, o curso começa em 1; de outubro e vai até o dia 31 do mesmo mês. O objetivo é construir conhecimento teórico e prático em operacionalização, controle social e acompanhamento do Pnae.
Durante as aulas, que terão carga horária de 60 horas, serão abordadas questões relacionadas à política pública e ao histórico da alimentação escolar no Brasil. O papel do nutricionista e suas responsabilidades em relação à conservação dos alimentos, com menção ao cardápio da alimentação escolar, é outro destaque. As formas de gestão, os repasses de recursos financeiros às escolas e o processo de aquisição de produtos alimentícios também serão tratados. Fazem ainda parte do aprendizado temas relacionados a agricultura familiar, etapas da prestação de contas e o papel do controle social, por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
O formulário de inscrição está disponível na