. As mensagens de e-mail devem conter algumas informações para que as áreas técnicas do Inep façam um tratamento individualizado da demanda, como: data da tentativa da adesão, o código da escola, o CPF e e-mail do dirigente.
A participação no Saeb é facultativa para as escolas privadas e obrigatória para as escolas públicas. Todas as instituições que participarem da aplicação censitária do Saeb e cumprirem os critérios determinados terão seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado. O índice, que combina resultados do Censo Escolar e do Saeb, será divulgado em 2018.
Requisitos
Para participar do Saeb 2017, todas as escolas deverão realizar o correto preenchimento dos dados declarados ao Censo Escolar 2017, coletados pelo Inep entre 31 de maio e 31 de julho de 2017. Também é preciso ter realizado o preenchimento do Censo da Educação Básica 2016.
No caso das escolas privadas, é preciso realizar a assinatura do Termo de Adesão, em sistema on-line, e pagar uma taxa de acordo com os dados do Censo da Educação Básica 2016. A Guia de Recolhimento da União (GRU) é gerada ao término da adesão. Escolas privadas sorteadas para compor a amostra do Saeb são isentas do pagamento e já estão sendo comunicadas. Mais informações estão disponíveis na .