Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Alunos do CIL participam de atividades preparatórias

Estudantes voluntários recepcionaram os participantes estrangeiros no encontro que ocorreu de 25 a 27 de abril. Os jovens puderam praticar a língua aprendida em salas de aulas

Um dos maiores desafios de quem estuda línguas é conseguir colocar em prática os idiomas aprendidos. Vinte e quatro estudantes do Centro Interescolar de Línguas (CIL) 2 de Brasília tiveram a oportunidade de, voluntariamente, participar das atividades preparatórias para o , de 25 a 27 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Eles praticaram inglês, espanhol e francês.

Uniformizados, os alunos recepcionaram o público estrangeiro, indicaram as salas da programação oficial, deram orientações gerais sobre a cidade e o evento, além de traduzir termos específicos sobre o tema água.

A iniciativa partiu de convite feito à Secretaria de Educação do DF pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e pela Agência Nacional das Águas (ANA). Esta é a segunda vez que os alunos participam das atividades preparatórias para o evento mundial. .

Para o coordenador pedagógico central dos Centros Interescolares de Línguas e Língua Estrangeira, da Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira, Arte e Educação, da Secretaria de Educação, Ivo Marçal Vieira Júnior, a experiência de voluntariado para esses alunos é muito rica e dinâmica.

;Os estudantes foram preparados com oficinas para se aproximarem do tema e do próprio fórum. Eles receberam qualificação em português e depois tiveram trabalho com foco nas línguas-alvo, para se acostumarem com alguns termos;, explica.

A coordenadora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da ANA e Membro do Comitê Executivo do Fórum Mundial da Água, Magaly Vasconcellos, acredita que esta seja a primeira vez que esse tipo de parceria voluntária é usada na história do evento, que está em sua oitava edição.

;É uma inovação trazer alunos da rede pública para recepcionar os participantes em inglês, francês e espanhol. Isso se traduz em inclusão social;, diz. Para ela, esse trabalho fará do Brasil referência para as futuras sedes do encontro, que ocorre a cada três anos.

Outros três eventos preparatórios ocorrerão em 2017. Para o 8; Fórum Mundial da Água, de 18 a 23 de março de 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a organização espera contar com 200 jovens voluntários de todos os CILs da rede pública.

Alunos do CIL destacam a ampliação do conhecimento

A jovem Dayane Aparecida Martins dos Santos, de 18 anos, estudante de francês e de inglês do CIL 2 e uma das 50 selecionadas pelo programa , foi uma das voluntárias desta etapa das atividades preparatórias do fórum.

;Foi uma excelente oportunidade para praticar nosso conhecimento com pessoas que têm como materna as línguas estrangeiras, o que é totalmente diferente de falar com um brasileiro que também saiba algum desses idiomas;, conta.

Bárbara da Cunha Paz, de 20 anos, também ressalta a importância da experiência. ;Como eu sou muito tímida, isso está me ajudando a ser mais comunicativa. Preciso falar com as pessoas em outro idioma e este é outro fator novo para mim, pois eu só tinha contato com a língua na teoria, dento da escola.;

Agência Brasília