Os postos do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ficaram lotados nesta segunda-feira (6) por estudantes em busca da ativação do Passe Livre Estudantil (PLE). Apesar das longas filas formadas pelos usuários, o DFTrans informa que "a maioria absoluta" dos cerca de 240 mil beneficiados pelo programa estão com o PLE em uso normal.
Usuários do PLE informaram que validadores dos ônibus exibem a mensagem "cartão vencido", o que impossibilita o transporte gratuito. Segundo o DFTrans, o problema de cartões vencidos se deve à existência de pouquíssimos ônibus que ainda podem estar trafegando com validadores (leitores de cartões) desatualizados, descumprindo determinação do DFTrans. Desta forma, estudantes cujos cartões não funcionarem devem anotar o número, a linha e o horário do ônibus, entrar em contato com a ouvidoria pelo número 162, e registrar ocorrência, para que a fiscalização seja acionada.
A Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa) da Secretaria de Mobilidade (Semob) esclarece que os veículos flagrados nessa situação têm sido retidos e as empresas, notificadas. O valor da multa é R$ 900 por ocorrência.
Podem ocorrer ainda problemas pontuais em cartões, como desmagnetização ou dano no chip interno. Para saber se é esse o caso, o estudante deve levá-lo a um dos postos de atendimento do PLE (Na Hora de Taguatinga, Gama ou Ceilândia, Rodoviária de Sobradinho, Rodoviária do Plano Piloto ou Galeria dos Estados), para que seja feita uma avaliação do cartão. Constatado o problema, a segunda via deverá ser solicitada.
Com relação aos alunos que estão com problema no cartão e que necessitem de segunda via, o prazo para a análise da solicitação é de 10 dias úteis. O DFTrans enviará e-mail com o agendamento para a entrega de um novo cartão. O pedido de uma nova via do cartão deve ser feito pelo site.