Jornal Correio Braziliense

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Prorrogadas as inscrições para assistentes de língua alemã

Foram prorrogadas até 6 de janeiro de 2017 as inscrições dos projetos relativos à vinda de profissionais alemães ao Brasil para atuar como assistentes de ensino de língua estrangeira (german teaching assistant). Está previsto o apoio a 12 propostas, cada uma com um ano de duração, apresentadas por instituições brasileiras de educação superior, integrantes do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), interessadas em contar com esses profissionais.

As instituições brasileiras receberão instrutores alemães graduados e com experiência no ensino do idioma para orientar pesquisadores, professores e estudantes. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, tem como parceiro na iniciativa o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), responsável pela seleção dos interessados em participar dos projetos. Os escolhidos terão direito a passagem aérea internacional, custos para o curso de integração e língua portuguesa, bolsa mensal de até dez meses e seguro-saúde.

Ao incentivar a vinda dos assistentes, a Capes espera estimular também o aprendizado de idiomas no país e aperfeiçoar o conhecimento e a fluência de pesquisadores, professores e alunos. Entre os objetivos do IsF, programa desenvolvido pelo MEC, está o de proporcionar à comunidade acadêmica oportunidades de acesso ao estudo de idiomas estrangeiros como base estruturante do processo de internacionalização das universidades brasileiras.

As instituições de educação superior precisam designar um representante institucional da área de alemão. O coordenador-geral do projeto deve necessariamente ser o coordenador da instituição no IsF. As inscrições são gratuitas. As propostas aprovadas pela Capes serão divulgadas em fevereiro do ano que vem. As atividades terão início em março.

Mais informações na página oficial do Programa de Assistente de Ensino de Língua Alemã para Projetos Institucionais (GTA) e no Edital Capes;Daad n; 6/2016.

Portal MEC