Jornal Correio Braziliense

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Competição premiará 6,5 mil estudantes de escolas públicas

de premiação da Obmep

;Todas nós estudávamos sozinhas durante a semana, mas nos fins de semana a gente pegava as provas dos anos anteriores da Obmep para resolver os exercícios;, conta Natália Bigolin Groff, que frequenta a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cardeal Roncali, a mesma onde estuda a amiga Giovanna Sebben Ballen. Assim como Ana Júlia, as duas também têm seus segredos de sucesso. Giovanna é a primeira medalhista de ouro da família e motivo de orgulho. ;A prova não estava fácil, mas já vinha estudando desde o ano passado, quando fui menção honrosa;, explica. Natália conquista a segunda medalha de ouro. ;Segui o exemplo da minha irmã, a Mariana, que já tem quatro medalhas de ouro e estudei bastante;, conta.

A Obmep foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que a realiza com recursos dos Ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A lista com os alunos e professores premiados, e também escolas e secretarias de educação, podem ser conferidos na página da Obmep.

Única ; A Obmep é a maior Olimpíada estudantil do país e tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos. A partir de 2017, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição aberta a todos os estudantes a partir do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, incluindo universitários, será integrada à Obmep nas duas primeiras fases da competição.

Haverá, portanto, apenas uma olimpíada de matemática, aberta a todas as escolas brasileiras, públicas e privadas. A mudança não afetará a participação das escolas públicas, uma vez que não será alterado o número de medalhas entregue a estudantes de instituições públicas de ensino. A integração das duas olimpíadas numa única competição tem por objetivo racionalizar custos e aumentar a participação de estudantes de escolas privadas.

Segundo o matemático Cláudio Landim, diretor adjunto do Impa e coordenador da Obmep, de um público-alvo de 3 milhões de estudantes das escolas privadas, apenas 300 mil participam da OBM. ;Acreditamos que podemos, pelo menos, dobrar essa participação;, afirma. Criada nos anos 1970, a OBM não será extinta, mas realizada como uma terceira fase da competição, a partir dos alunos melhor classificados da Obmep. ;Será da OBM que sairão os estudantes que formarão a equipe para representar o Brasil em competições internacionais;, explica.

Landim adiantou também que o Impa manterá, em 2017, o curso de formação de professores para a Obmep. Realizado pela primeira vez este ano, o projeto envolveu a participação de 900 professores e 18 mil alunos em todo o Brasil. O resultado desse trabalho pode ser verificado com os resultados da Obmep 2016. ;Surpreendeu-nos além do esperado porque a nota média dos alunos que participaram do projeto foi duas vezes maior do que a daqueles que não frequentaram as aulas com esses professores;, comparou.


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