É possível ter acesso gratuito a leitura de clássicos literários em formato digital e interativo entre os jovens. Esse é o objetivo da coleção Novo Olhar ; um livro aplicativo para mobiles, que apresenta textos de escritores clássicos. O aplicativo que disponibiliza gratuitamente clássicos da literatura mundial, foi desenvolvido durante práticas do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), de Curitiba, com a missão de impactar a comunidade na área de Educação. A ferramenta foi idealizado pelo curitibano Pedro Luiz Fernandes.
O app, disponível em português, inglês e espanhol, é gratuito e pode ser baixado nos dispositivos iOS e Android. Todos os clássicos disponibilizados têm relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conceitos que norteiam o crescimento sustentável do planeta. Com orientação do professor Cleverson Vitorio Andreoli, Fernandes buscou parcerias ; a StoryMax ; uma editora de livros digitais interativa para dispositivos mobile ; e conseguiu o patrocínio do Serviço Social da Indústria (SESI-PR) e da empresa de biotecnologia Novozymes.
A primeira obra disponibilizada no app-livro é Frrit-Flacc, do escritor francês Julio Verne. Publicada originalmente na revista Le Figaro Ilustre, em 1884, ela narra a história do fantástico e sombrio Doutor Trifugas. A história remete ao ODS 1, que traz conceitos sobre a erradicação da pobreza. Para deixar tudo ainda mais atraente, o projeto gráfico captura a atmosfera fantástica e sóbria do conto, transportando o leitor para a história. Por meio de telas que rolam na vertical e na horizontal, o app esconde movimentos e sons. A interatividade se faz presente a cada capítulo, nos cliques para descobrir personagens e objetos. Além disso, o som de uma forte tempestade aguça os sentidos ; embalada pela sonoridade de Mozart.
Além das obras completas, o aplicativo apresenta um apanhado sobre os autores e traz, também, atividades sugeridas por educadores e cientistas para ajudar o leitor a refletir sobre as questões levantadas.