Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Estudantes voltam a ocupar escolas, em São Sebastião e no Guará

Depois de uma semana de desocupações, alunos continuam a protestar contra a PEC que define um teto para gastos públicos e a reforma do ensino médio

Duas escolas do Distrito Federal foram ocupadas na tarde desta terça-feira (8/11). No Guará, o Centro Educacional 1 está tomado por aproximadamente 30 alunos, segundo informações preliminares da Polícia Militar. Em São Sebastião, ainda não há estimativa da quantidade de alunos no Centro de Ensino Médio 1. A PM faz ronda próximo às escolas ocupadas e, até o momento, o clima é pacífico.

[SAIBAMAIS]Desde 3 de outubro, estudantes começaram um movimento nacional e ocuparam mais de mil instituiçõesem protesto contra a PEC 55 (ex- 241), que determina um teto para os gastos públicos, e a MP 746, que propõe a reforma do ensino médio. No Distrito Federal, um total de 10 instituições foram ocupadas. Após negociações, as escolas começaram a ser desocupadas com o auxílio da PM na última quarta-feira (3). Na Universidade de Brasília (UnB), as ocupaçõs continuam.