A Fundación Mapfre, instituição sem fins lucrativos com cunho social, está com inscrições abertas até 15 de novembro para a 4; edição do Concurso de Contos. Os interessados devem fazer o cadastro logo porque, nesta primeira fase, a seleção das produções ocorre por votação popular na página dos organizadores até 22 de abril. Os vencedores podem ganhar notebooks, tablets, câmeras digitais, bicicletas e materiais educativos.
Podem participar crianças e jovens entre 6 e 18 anos que estejam cursando o ensino fundamental e médio de escolas públicas ou privadas, de organizações não-governamentais e outros espaços educativos. As inscrições devem ser feitas por um adulto responsável (pai, mãe, educador, professor etc.) por meio de cadastro no site.
O tema deste ano é ;Eduque seu Mundo;. Os participantes precisam propor uma sociedade melhor, descrita a partir de contos que tenham um dos temas: prevenção de acidentes e segurança viária; solidariedade, inclusão social e educação; arte como forma de conhecimento; cultura de seguros ou a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), o concurso ocorre pela primeira vez de forma simultânea em 19 países, entre eles Brasil, Espanha e outros da América Latina.
Após o encerramento das inscrições, serão eleitos em cada país os 10 melhores contos do ensino fundamental e 10 melhores do ensino médio. Na segunda etapa, os 20 contos selecionados serão avaliados por júris escolhidos pela Fundación Mapfre em cada um dos 19 países participantes. A melhor história de cada país passará pelo seleção final de um comitê único, que então escolherá e publicará o nome do vencedor em dezembro.