Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Estudantes participaram hoje de sessão plenária do Câmara Mirim

Programa educativo simula uma sessão da Câmara dos Deputados com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental

Trezentas e cinquenta e sete crianças participam da 12; edição do , programa educativo promovido pelo portal infanto-juvenil , realizado sempre no mês de outubro. Hoje, a partir das 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, os deputados mirins vão debater e votar três projetos de lei apresentados por eles mesmos e escolhidos durante o processo de seleção.

Câmara Mirim

O Câmara Mirim simula uma sessão da Câmara dos Deputados. Nos dias do evento, alunos do 5; ao 9; ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, provenientes de diversas cidades do País, por meio de escolas e câmaras mirins, fazem o papel de deputados, ao apresentar, debater e votar três projetos de lei selecionados entre projetos enviados ao longo do ano pelas crianças que acessam o portal infantil da Câmara.

O objetivo do programa é conscientizar alunos de ensino fundamental sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções.

Projetos selecionados
No fim de julho, uma comissão de consultores escolheu os três melhores projetos, dentre os mais de 700 recebidos, que serão discutidos e votados no Câmara Mirim 2016:

  • Atividade para cadeirante na escola, de Julyane Camili Vila Nova Valério, de Presidente Médici (RO). A deputada mirim vai defender uma especialização para que professores de Educação Física desenvolvam atividades para estudantes com deficiência.
  • Inglês para todos: acesso ao saber, de Larissa Pinho Maciel, de Palmas (TO). A preocupação da autora é com a dificuldade de aprendizagem da língua inglesa por parte dos alunos de escolas públicas.
  • Mochila leve - livro no armário, de Giovanna Karla Moreira, de Belo Horizonte (MG). As escolas de todo o País serão obrigadas a confeccionar armários com material reciclado para poder armazenar o material escolar dos alunos.

Participantes
São as seguintes as escolas e as Câmaras Mirins participantes:
- Câmara Mirim de Araras (SP);
- Câmara Mirim de Belo Horizonte (MG);
- Câmara Mirim de Biguaçu (SC);
- Câmara Mirim de Blumenau (SC);
- Câmara Mirim Varginha (MG);
- Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa, de Monte Carmelo (MG);
- Colégio Machado de Assis, de Joinville (SC);
- Liceu Jardim, de Santo André (SP);
- Centro de Criatividade Infantojuvenil CCI, de Samambaia (DF);
- Colégio Marista, de Goiânia (GO);
- Escola Estadual Professora Neide Mesquita, de São Cristóvão (SE);
- Colégio Santa Rosa, de Brasília (DF); e
- Escola Municipal Ioládio Batista da Silva, de Boa Vista (RR).