A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje para debater os possíveis mecanismos de reserva de vagas que favoreçam o ingresso de estudantes locais nas Instituições públicas de ensino superior das regiões interioranas menos favorecidas socioeconomicamente do país que ofertam vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou no Sisutec (específico para cursos técnicos).
O requerimento para audiência é de autoria do deputado Kaio Maniçoba (PMDB-PE). Ele afirma que os estudantes de estados das regiões Norte e Nordeste são frequentemente impossibilitados de estudar onde residem, graças à migração de estudantes de outras regiões promovidas pelos atuais sistemas de seleção.
;Se assim não for, as excelentes políticas de interiorização da educação superior pública em nosso país somente servirão para aprofundar o fosso entre os que podem mais e os que podem menos;, afirma o deputado.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Vicente de Paula Almeida Júnior;
- a diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Sueli Macedo Silveira;
- o representante da União dos Estudantes do Sertão, Igor Henrique Ferreira Cardoso;
- o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima; e
- o presidente do Conselho Municipal de Educação de Petrolina (PE), Raul Goiana Novaes Menezes.
A reunião está marcada para 9h30, no plenário 10.