A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) está com inscrições abertas para estudantes que queiram participar da competição. A prova prática recebe candidatos até 11 de maio e a teórica até 6 de junho. As modalidades são independentes e os estudantes podem se inscrever em ambas. Podem participar estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico que completem, no máximo, 19 anos no ano da competição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Para a modalidade prática, os organizadores estabelecem anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). As equipes devem ter entre 2 e 4 alunos. As sedes e datas das regionais e estaduais serão divulgadas em 16 de maio.
Competidores da parte teórica deverão responder questões de uma prova escrita preparada por uma comissão de professores. As provas serão aplicadas nas escolas dos estudantes inscritos, por um professor responsável, em 17 de junho. A segunda fase, nacional, ocorre 19 de agosto.