Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

DF bem representado

A volta às aulas também marcou o recomeço dos Jogos Escolares. Estudantes das redes pública e privada competem em 16 modalidades esportivas e alguns deles já estão classificados para a etapa nacional

O início do segundo semestre letivo de 2015 não significou apenas a volta à sala de aula. Para muitos estudantes de escolas públicas e particulares da cidade, recomeçaram também as disputas da 55; edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, reúne 16 modalidades esportivas e envolve atletas de todas as regiões administrativas. Alguns deles já foram classificados para representar a capital nos jogos nacionais.


Ana Luiza Nascimento, 13 anos, é uma das veteranas. No ano passado, representou o DF em Londrina e, este ano, foi selecionada novamente para a etapa nacional, em Fortaleza. Ela é aluna do 7; ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 17 de Taguatinga, pratica salto em distância e corre os 75 metros rasos. A mãe, Darcilane Dantas, 48, se enche de orgulho ao falar das conquistas da filha, que saltou 4,78m para garantir a medalha na etapa local. ;Ela ficou dois anos em outra escola porque tinha problema de aprendizagem. Depois que entrou para o atletismo, melhorou muito e nem precisa mais ir à psicóloga;, comenta.

As mudanças de comportamento são percebidas por outros pais. Lilian Barbosa Costa, 30 anos, é mãe da judoca Fernanda Thamyres Barbosa, 11, aluna do 6; ano do CEF 21 de Taguatinga, e diz que o esporte interferiu não só no rendimento escolar como também na atitude em casa. ;Ela chega ao tatame e arrebenta, mas fora não tem coragem de brigar de jeito nenhum. Agora, tem mais responsabilidade e faz mais amigos;, observa. ;Eu ia fazer balé, mas só tinha judô;, relembra Fernanda. Apesar de ter escolhido o esporte por acaso, ela se apaixonou pela prática e sonha em seguir carreira. Neste ano, concorre na categoria Sub 13 para atletas com menos de 36kg. ;Ela diz que vai fazer MMA e que quer conhecer a Honda (Rousey, lutadora do UFC), mas eu não sei se meu coração aguenta;, brinca Lilian.


Outra estudante que vai representar o DF no judô é Monique da Silva, 13 anos, aluna do 8; ano do CEF 8, na categoria Sub 15 para jovens com menos de 53kg. ;Comecei a praticar o esporte na escola e gostei muito. Este ano, fiquei em primeiro na minha categoria e estou com a expectativa de ser campeã em Fortaleza;, afirma. Os atletas Robson Caio de Castro Novais, 14, do Colégio Militar Tiradentes, e Íthalo Guilherme Alves Quintino, 14, do CEF 11, também foram selecionados para a competição nacional. Íthalo pratica tênis de mesa e Robson vai correr os 1.000m e os 250m no atletismo. ;Os professores sempre me chamam para participar de competições;, relata Robson. ;Eu treinei muito e estava esperando ganhar. Só fiquei surpreso com a medalha dos 250 metros;, completa.

Preparação

Esses cinco estudantes fazem parte do grupo de adolescentes de 12 a 14 anos que vai representar o DF nos Jogos Escolares da Juventude 2015, em Fortaleza. Este mês, ocorrem as seletivas dos alunos de 15 a 17 anos, que participarão da etapa nacional entre 12 e 20 de novembro, em Londrina. Ao todo, 383 escolas participam do torneio ; 249 públicas e 134 privadas.


Apesar de ser uma competição, os jogos têm metas que vão além da entrega de medalhas. Por meio do esporte, também é trabalhado o desenvolvimento pessoal do aluno. ;Nós acreditamos que o aluno que está envolvido com a prática esportiva desenvolve valores como disciplina, ética, cuidado com o corpo e com o outro. Também aprende a respeitar os próprios limites e a se relacionar melhor;, explica Vênus Déa Vargas Aragão, coordenadora de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação do DF.


Tudo isso depende do trabalho do professor de educação física, que além de identificar potenciais talentos transmite os valores da prática esportiva. ;Através da aula de educação física conseguimos perceber quais alunos têm capacidades melhores para determinadas atividades;, afirma Ronaldo Pires, professor do Colégio Militar Tiradentes que acompanhará os estudantes do atletismo nos jogos nacionais.


O empenho deles também é essencial para manter funcionando os 113 Centros de Iniciação Desportiva (CID) do DF e outros sete CID Paralímpicos, todos voltados a alunos da rede pública. ;Recebemos alunos de toda a regional de Taguatinga e até de outras;, explica José Maria, o Zezinho, que montou praticamente sozinho o CID do CEF 11, especializado em tênis de mesa.

Inscreva-se

As inscrições nos Jogos Escolares para alunos
de 12 a 17 anos terminaram, mas ainda há opções para
estudantes de cursos noturnos e paratletas. Confira:

Jogos Escolares Noturnos do DF

O Corujão está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (20/8) e as competições começam em 9 de setembro. A ficha de cadastro está disponível no site escolas.se.df.gov.br/cefdesc/gejoesc/corujao. Informações pelo e-mail coordenacaocorujao@gmail.com ou pelo telefone 3901-2625.


Jogos Escolares Paralímpicos do DF

As inscrições foram prorrogadas até amanhã, às 12h. Os jogos começam em 24 de agosto e as orientações para quem pretende participar estão disponíveis no site escolas.se.df.gov.br/cefdesc/gejoesc/paralimpico. Informações pelo e-mail secretariadosjogos@gmail.com ou elo telefone 3901-2625.