Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Colégio Pedro II inova aulas de geografia com uso de videogame

Dois professores de geografia desenvolvem experiência inovadora com os alunos dos 8; e do 9; anos do ensino fundamental do Colégio Pedro II. É o Núcleo de Game, Atividade e Metodologia de Ensino (NuGame), que pesquisa formas de usar videogames para o ensino. A experiência conta com 14 alunos, em atividades extraclasse.

Criado pelos professores Marcos Lima e Rafael Andrade, do campus São Cristóvão II, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o NuGame tem entre as propostas contestar as teses contrárias ao uso de jogos nas escolas e permitir a aplicação dos videogames no ensino de geografia.

Lima destaca que o projeto permite a pesquisa de métodos para adoção de jogos comerciais nas aulas. ;Nossa proposta é trabalhar a geografia a partir de jogos como GTA, Assassins Creed, Minecraft e Street Fighter, em três linhas de pesquisa que abrangem história, organização das cidades e cenários geográficos;, explica.

Para o professor, o objetivo é levar uma atividade comum aos estudantes ; jogar videogame ; para a sala de aula. ;Sou da geração que cresceu com videogames e sempre usei os jogos como exemplo para ilustrar alguns dos conteúdos trabalhados em sala;, afirma.

O NuGame é uma parceria com o Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde Lima é doutorando, com uma linha de pesquisa sobre videogames e sua utilização como ferramentas de ensino.