Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Secretário de Educação do Paraná pede para sair do cargo

Fernando Xavier se despede da posição uma semana depois do protesto de professores que foi coibido pela Polícia Militar e resultou em 200 educadores feridos

Uma semana depois da ação desastrada da Polícia Militar que deixou 200 professores feridos no Paraná, o secretário de Educação do estado, Fernando Xavier pediu demissão do cargo. Em nota nesta quarta-feira (6), a secretaria informou que o pedido foi feito por ;motivos pessoais;.

A professora Ana Seres Trento Comim substituirá Xavier no cargo. Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ela foi superintendente da Secretaria de Educação.

Entenda o caso
Na última semana, em 29 de abril, professores de Curitiba foram às ruas contra projeto de lei que alteraria a previdência estadual. O projeto, encaminhado pelo Executivo, pretendia tirar 33 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro e transferi-los para o Fundo de Previdência do Paraná em razão da situação deficitária do Tesouro Estadual, responsável pelo Fundo Financeiro.


[SAIBAMAIS]Cerca de 200 professores ficaram feridos no ato após ação da Polícia Militar, que usou bombas de gás, balas de borracha e jatos d;água.

Em greve desde 25 de abril, os docentes reindicam reajuste de 13,1% retroativo à data-base, realização de concurso público e melhores condições de trabalho. Professores de diversas cidades do Brasil - inclusive Brasília - realizaram atos na última terça-feira (5) em solidariedade aos educadores do Paraná e em repúdio à violência contra a classe.