Em 22 de abril, a Universidade de Brasília (UnB) promove o seminário A gamificação como estratégia educativa: relato de uma cooperação internacional Brasil-Canadá, que abordará a utilização de jogos como metodologia de ensino nas escolas. O evento é gratuito e não exige cadastramento prévio.
Na ocasião, será realizado o lançamento do livro Gamificação como estratégia educativa, organizado pelo professor da Faculdade de Educação (FE/UnB) Gilberto Lacerda Santos e pela doutoranda em informática e educação pela UnB Mariana Marli;re Létti. O seminário e a obra são frutos da experiência de desenvolvimento do software Siga - dispositivo para facilitar a aprendizagem do manuseio de softwares educativos -, elaborado pelo laboratório Ábaco da UnB, em parceria com a Université Laval, do Canadá.
No semirário, os professores Gilberto Lacerda Santos e Richard Gagnon (Université Laval), principais mentores do projeto, discutirão a importância da cooperação internacional para produções brasileiras no campo da gamificação - utilização de mecanismos de jogos com o objetivo de despertar o engajamento em relação a um tema ou auxiliar o aprendizado sobre um assunto - e a elaboração e aplicabilidade do Siga.
O livro é a reunião de sete artigos acadêmicos sobre gamificação, originários dos trabalhos acerca do software Siga. Ao todo, foram confeccionados 500 exemplares, que serão distribuidos gratuitamente durante o seminário.
Programação do seminário
14h - Abertura com a presença do reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciêntifico e Tecnológico (CNPQ), Hernan Claimovich Guralnik
14h40 - Coffee break
15h - Palestra seguida de discussão
Participe!
Seminário A gamificação como estratégia educativa: relato de uma cooperação internacional Brasil-Canadá
Local: Auditório da Reitoria ; Universidade de Brasília
Data: 22 de abril
Horário: das 14h às18h
Informações: gmsbsb@terra.com.br
Entrada franca
Gamificação como estratégia educativa
Organizadores: Gilberto Lacerda Santos e Mariana Marli;re Létti
Editora: Link Comunicação e Design
172 páginas