Hamilton Werneck, especialista em administração escolar e em orientação educacional, destaca que, por meio da rede, é possível propor desafios, mandar mensagens de incentivo e ampliar discussões. ;Essa é a melhor ferramenta que existe para se ganhar tempo. Com um clique ou dois, você fala com todos;, acrescenta.
Logo que começou a dar aulas de sociologia, Bruno Borges, 25 anos, percebeu que a escola, em vez de se afastar, deveria usar as redes sociais em seu favor. ;Enquanto a educação negar esse espaço de interação, ela vai ficar para trás;, afirma. Em 2013, ele criou uma página no Facebook, que tem mais de 10 mil curtidas. Na rede social, Bruno indica leituras, vídeos e posta comentários sobre assuntos atuais.
Hannah Parnes, 16 anos, aluna de Bruno do 3; ano do ensino médio, participa das discussões na internet. ;O perfil permite que você veja a notícia ou o assunto e já tenha a capacidade de relacioná-lo com aquilo que é visto em sala;, relata.
;Essa parte da atualidade e do debate ajudam muito na redação, porque sempre estou usando argumentos de sociólogos como Durkheime e Weber;, conta Para Paula Barbirato, 17, ex-aluna de Bruno que acaba de ser aprovada no curso de ciências sociais da Universidade de Brasília (UnB).
A página do Eu, Estudante no Facebook ; site de educação do Correio ; tem mais de 19 mil curtidas e também ajuda a manter alunos e professores atualizados sobre notícias da área.
Promover esse tipo de debate é uma maneira de mostrar que as redes sociais podem ser espaço de aprendizado. ;Quando você coloca sua opinião para o público, você cria uma cultura de debate democrático e transparente, o que é vantajoso para a formação dos estudantes e para a rede social como um todo;, afirma Bruno.
Programe-se
Acesso ao ensino superior
Ainda dá tempo de participar dos programas do governo federal para acesso aos ensinos superior e técnico. O período para entrar na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) começa no início da próxima semana, na segunda e na terça-feira. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Todos os pré-requisitos estão disponíveis na página siteprouni.mec.gov.br. O prazo para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ; que financia a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas ; vai até 30 de abril, pelo site sisfiesportal.mec.gov.br. Em 24 de março, têm início as inscrições para a primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O prazo termina em 27 de março e a primeira chamada sai em 1; de abril.
Intercâmbio
75JOVENS
A Aliança de Civilizações das Nações Unidas (Unaoc) e a EF Education First selecionarão 75 jovens do mundo todo para participar de um workshop em Nova York. O evento discutirá os principais desafios para a construção da cultura da paz e da cidadania global. As inscrições vão até 9 de março e o workshop ocorrerá entre 13 e 20 de junho. Os selecionados ganharão passagens de ida e de volta, além de acomodação e de alimentação. Para participar, é preciso ter de 18 a 35 anos e estar ligado a uma organização ou a uma rede. Informações pelo site www.unaocefsummerschool.org.