Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Desafio nas salas de aula

. Os cadastros devem ser efetivados entre 29 de dezembro e 12 de janeiro na secretaria escolar da unidade educacional onde o candidato estudará. Quem não fizer o procedimento nesse período perderá a oportunidade. Os que não ligaram para o 156 devem aguardar o período de vagas remanescentes a ser iniciado em 21 de janeiro, direto nas secretarias.

As aulas começam em 9 de fevereiro. No ano passado, a novidade era que as férias coincidiriam com a realização dos jogos da Copa do Mundo. Em vez de 15 dias, o intervalo do meio do ano teve um mês de descanso. Para 2015, a mudança é o Dia Letivo Móvel. As escolas terão autonomia para mudar as datas que antecedem ou sucedem feriados. Por exemplo, se o Dia do Professor é comemorado numa quarta-feira, a instituição de ensino poderá dar aula normal nesse dia e convocar uma folga na sexta-feira ou na segunda-feira.

A alteração faz parte de um acordo da pasta com o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) e contempla o princípio da autonomia previsto na Lei da Gestão Democrática. Os colégios têm até 20 de março para definir os parâmetros da mobilidade, respeitando os 100 dias letivos por semestre. A definição das datas deverão ser aprovadas pelo Conselho Escolar da instituição e encaminhadas à Coordenação Regional de Ensino de Vinculação.