Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Prêmios do concurso Respostas para o amanhã são entregues

Competição foi promovida pela para incentivar a aplicação das matérias exatas na sociedade

Nesta segunda-feira (8), foram entregues os prêmios do concurso Respostas para o amanhã, promovido pela Samsung, que buscava uma aplicação prática, na sociedade, das teorias de matérias exatas ensinadas para alunos de 11 a 17 anos que estudam em escolas públicas. A cerimônia de entrega ocorreu durante o 1; Fórum de Educação da América Latina e contemplou Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru.

[SAIBAMAIS]Aproximadamente 27 mil estudantes e professores participaram do concurso. Desses, os vinte melhores trabalhos de cada um dos países participantes foram escolhidos como semifinalistas e os cinco melhores foram selecionados para a final do concurso.

O Brasil foi o país com mais inscritos, 8,6 mil, e o vencedor nacional foi o projeto ;Equilíbrio - para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor;, da escola estadual Tristão de Barros de Currais Novos (RN). O país ainda foi o vencedor do troféu pelo voto popular pelo projeto ;Ecofiltro: carvão ativado do pecíolo da folha da carnaúba (copernicia prunifera) para o tratamento d;água da nossa região;, da escola de ensino médio Murilo Braga de Martinópole (CE).

As escolas com projetos de destaque receberão uma sala interativa ;Samsung Smart School; em suas estruturas. O concurso Respostas para o amanhã começou nos Estados Unidos em 2010 e sua última edição recebeu projetos de mais de 1,6 mil escolas de diferentes estados.