Jornal Correio Braziliense

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O atraso prejudicial do Ideb

Especialistas criticam a demora na divulgação dos dados pelo MEC, que promete anunciá-los nesta semana

Movimentação de estudantes durante a Prova Brasil em novembro de 2013

Depois de ser criticado pela demora em apresentar o indicador referencial da educação básica, o Ministério da Educação (MEC) prometeu ontem que disponibilizará o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 até o fim desta semana. Divulgado a cada dois anos, o Ideb mede a qualidade do aprendizado em português e matemática em cerca de 190 mil escolas de ensino fundamental e médio de todo país. Especialistas afirmam que o atraso prejudica o planejamento pedagógico e a implementação de melhorias nas redes públicas e privadas de ensino.

Com o adiamento da publicação dos resultados, o Ideb ;perde o seu efeito;, segundo o professor da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Ocimar Alavarse. O índice é feito a partir da avaliação Prova Brasil, aplicada em alunos dos ensinos fundamental e médio. No ano passado, o exame foi realizado em novembro. ;O Ideb funciona como um instrumento de gestão. Se demora muito a ser divulgado, ele só será incorporado depois. No caso deste ano, é possível que os secretários de educação só discutam esses dados no ano que vem.;

Diferentemente de órgãos de pesquisa como o IBGE, os levantamentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC, não têm data fixada por lei para serem divulgadas. Contudo, pela série histórica desde 2005, ele costuma ser apresentado no começo do segundo semestre. Na edição de 2010, foi liberado em julho. Em 2012, a divulgação ocorreu em 14 de agosto. ;As estatísticas da área de educação deveriam ter um cronograma mais definido, para não dar margem à especulação;, avalia o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Remi Castioni.

De acordo com reportagem do jornal O Globo publicada ontem, os dados do Ideb estavam sendo retidos pela Casa Civil da Presidência da República há duas semanas, por causa das eleições. Em resposta, o órgão afirmou, por meio de nota, ;que é totalmente improcedente a informação;. Diante da polêmica, o MEC e o Inep informaram que o indicador de 2013 será nos próximos dias. Segundo nota publicada pelos órgãos, os resultados da Prova Brasil foram encaminhados, primeiramente, às escolas e aos secretários estaduais e municipais de Educação para validação. Cerca de 300 recursos foram enviados ao Inep, que já terminou de analisá-los. ;Após a comunicação aos interessados, os valores do Ideb para escolas e sistemas de ensino foram calculados e estão sendo finalizados para divulgação;, diz trecho da nota.

Metas
Especialista em sistemas de avaliação, o professor da USP Ocimar Alavarse afirma que, pela primeira vez, o indicador nacional não deverá alcançar as metas previstas tanto nos anos finais do ensino fundamental como no ensino médio. ;Tudo indica que as metas terão de ser reajustadas;, disse. Segundo ele, dados da última edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), por exemplo, mostram que houve evolução somente nos anos iniciais do ensino fundamental. Meta que já havia sido cumprida pelo Brasil em 2011.

Notas
Confira as médias alcançadas em nível nacional no Ideb nas últimas edições e a meta estabelecida pelo MEC

Anos iniciais do Ensino Fundamental (1; ao 5;)

Ideb observado Metas

2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2021
3.8 4.2 4.6 5.0 3.9 4.2 4.6 4.9 6.0

Anos finais do Ensino Fundamental (6; ao 9;)

Ideb observado Metas

2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2021
3.5 3.8 4.0 4.1 3.5 3.7 3.9 4.4 5.5


Ensino Médio

Ideb observado Metas

2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2021
3.4 3.5 3.6 3.7 3.4 3.5 3.7 3.9 5.2

Fonte: Inep/MEC