;Quisemos dar oportunidade aos alunos de vivenciar coisas diferentes, ter contato com outras culturas, além de envolvê-los com outras línguas e maravilhas do mundo;, diz a diretora, Mônica Clifford.
Os preparativos para a festa tiveram início em março, com a escolha dos oito países que seriam estudados. Alemanha, Argentina, Camarões, Itália, Japão, México, Portugal e Brasil foram os selecionados por alunos e professores. Ao longo do semestre, os estudantes participaram de atividades interdisciplinares, nas quais foram trabalhados conteúdos como culinária e gastronomia, artes plásticas e cênicas, música, dança e coreografias locais dos países escolhidos. Também participaram de leituras temáticas e estudaram os diferentes hinos, bandeiras, moedas e mapas.
;O objetivo foi criar nos alunos o hábito da pesquisa;, ressalta a diretora. Segundo Mônica, foi possível também mostrar outros países, seus povos e suas culturas. Os estudantes fizeram visitas a embaixadas e obtiveram bandeiras, roupas, folders, cartazes e objetos para a exposição. ;Uma experiência como essa é enriquecedora. Eles se sentiram de fato em outros países;, revela a diretora. Formada em pedagogia, com pós-graduação em educação inclusiva, Mônica atua há 30 anos na área da educação. Há seis meses, exerce a função de diretora da escola.
No dia anterior à festa, alunos e professores participaram de uma gincana, que teve atividades com temas relacionados à Copa do Mundo.
Ascom MEC