O Ministério da Educação (MEC) planeja lançar um pacto para melhoria dos anos finais no ensino fundamental, do 6; ao 9; ano. Um grupo de trabalho já se reúne na pasta com este objetivo, disse hoje (27) o ministro Henrique Paim, no 6; Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, em Florianópolis.
"Assim como trabalhamos na alfabetização e no ensino médio, queremos trabalhar também nos anos finais", disse o ministro da Educação, mas ressaltou que "ainda estamos desenhando. Vai depender de toda a avaliação que estamos fazendo da alfabetização e do ensino médio".
O ministro se referia ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do 3; ano do ensino fundamental e ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que oferece formação continuada aos professores da etapa.
[SAIBAMAIS]A intenção é levar a formação aos professores do 6; ao 9; ano do ensino fundamental. No período, 28,2% dos estudantes estão atrasados e não têm a idade adequada ao ano que cursam, segundo dados de 2012, do MEC. O período é também chave para a continuação dos estudos no ensino médio.
Os professores tem sido destaque na gestão de Paim. Ele planeja, até o final do ano, fazer uma grande discussão sobre a formação dos docentes. "Existe uma política de formação inicial dos professores e de formação continuada. Temos que aprofundar, na raiz, que tipo de formação o Brasil está oferecendo. Não só ampliar, queremos ter resultado em relação à formação desse professor", disse.
"Queremos fazer uma grande discussão com universidades, sistemas de formação, e verificar que tipo de pactuação tem que haver para depois, gradativamente, fazer essas alterações", acrescentou.
O 6; Fórum vai até sexta-feira (30) e reúne mais de mil dirigentes municipais de educação.