Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Máquina de sonhos

Alunos de escola no Condomínio Sol Nascente recebem a visita de pilotos da Stock Car e vibram com a chance de conhecer um carro da categoria, que realiza a 3ª etapa do ano, domingo, na capital

Eram 15h25 quando o sinal tocou. Nunca um intervalo no Centro de Ensino Fundamental 28 de Ceilândia foi tão esperado. O motivo estava exposto no pátio da escola: um carro de corrida da Stock Car. O bicampeão Ricardo Maurício e o companheiro da equipe Eurofarma RC Max Wilson visitaram a escola localizada no Condomínio Sol Nascente, maior favela do país, para mostrar às crianças da periferia uma realidade distinta da vivida cotidianamente.

Bastou o sinal tocar para o carro ficar cercado de olhares curiosos de alunos de idade entre 6 e 15 anos. A fascinação com o veículo era tamanha que quase havia a necessidade de um embate corpo a corpo para encontrar um lugar mais perto. A máquina da temporada passada, usada neste ano para exposições, chegou à escola logo cedo, às 9h. Os pilotos, no entanto, só compareceram à tarde. Guiados por um GPS, eles dispensaram motorista e chegaram dirigindo ao centro de ensino.

A euforia foi grande. ;Eu nunca vi um carro de corrida de perto, nem achei que veria um na minha vida;, disse, encantada, Lorrany Lima, de 11 anos. ;É muito legal ver e tocar num carro que a gente só vê na tevê;, completou Carlos Gabriel Rodrigues, da mesma idade. A presença dos pilotos na maior favela do país ; segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) ; despertou curiosidade nos estudantes. ;Fico querendo saber como eles conseguiram se tornar pilotos, porque é uma coisa que muita gente quer, mas poucos conseguem;, disse Thiago Arraes, de 14 anos.

A realidade dos pilotos e dos alunos pode ser diferente, mas algo os aproxima: o fascínio pela velocidade. ;Como será dirigir a 300km/h?;, questionou o estudante de 15 anos Francisco Alezzir. A resposta dos pilotos destaca a segurança do veículo. ;Não é um carro comum;, observou Max Wilson. Acostumados a expor os carros em shoppings e grandes centros urbanos, os pilotos ficaram satisfeitos com a nova experiência. ;Já colocamos o carro em tantos lugares, mas nunca dentro de uma escola, ainda mais sendo pública e estando em uma área de risco. Agora pensamos: por que nunca fizemos isso antes?;, avaliou o piloto, lembrando o fato de o automobilismo ser um esporte de elite.

Para o campeão da temporada passada, Ricardo Maurício, esse contato direto com o carro e com os pilotos desperta o interesse das crianças e dos adolescentes pelo esporte. ;Essa oportunidade de tocar e ver o veículo faz com que eles fiquem mais interessados. Eles veem que o carro está ali, acessível. Isso os aproxima não só do automobilismo, mas do esporte em geral;, comentou o piloto, que espera ter conseguido novos fãs na cidade.

A diretora da escola que atende mais de 1.300 estudantes, Glauce Kelly Furletti, acredita que a simples iniciativa amplia o horizonte dos alunos. ;Temos crianças que nunca foram ao shopping, que não conhecem a Esplanada dos Ministérios. Eles são muito carentes de oportunidades. Ter um carro de corrida no pátio abre para eles um mundo novo;, destacou, tão animada quanto os alunos.

Em busca do topo

A equipe campeã de 2013 tenta se reerguer na terceira etapa da Stock Car, já que os pilotos não foram bem nas primeiras duas provas da temporada. ;Brasília tem uma corrida diferente, no anel externo do autódromo, o que torna o percurso mais curto e mais veloz. Todo piloto adora o trajeto porque é muito rápido.
É a nossa chance de conseguir um bom desempenho e avançar na competição;, espera Ricardo Maurício, dono da 9; posição na temporada.

Programação

A partir de hoje, os pilotos já aceleram na pista. Confira o cronograma da 3; etapa
da Stock Car 2014, no
Autódromo Internacional
Nelson Piquet.

Hoje
15h40 ; Shakedown
16h ; 1; Treino Livre

Amanhã
9h ; 2; Treino Livre
14h ; Classificação
16h ; Volta rápida

Domingo
9h ; Volta Rápida
12h33 ; Largada da corrida 1 (40 min de prova %2b 1 volta )
13h48 ; Largada da corrida 2 (20 min de prova %2b 1 volta )