Aluna da 3; série do ensino médio, Daiane Macedo, integrante da Ubes, veio de Goiânia a Brasília por causa do ato. ;Queremos fazer uma blitz no congresso para cobrar a votação do PNE e outras reivindicações que são passe livro irrestrito reforma no currículo do ensino médio, com ensino técnico integrado ao ensino médio, 10% do PIB para educação, reforma política e desmilitarização da PM;, explica. Thalisson Júnior, 16 anos, aluno do CEM 804 do Recanto das Emas está indignado com a educação pública. ;Como é que nossos pais pagam impostos certinho e a educação continua do jeito que está? As escolas estão muito ruins: não temos quadra, não temos professores, não temos auditórios...;
Integrante do grupo do Gama Revolução da Juventude, Caroline Moreira, 18 anos, avalia que a aprovação do PNE tem que ser imediata. ;Nossas escolas estão sem professores e em péssias condições, mesmo com concursos para professores abertos. É preciso ter, no mínimo, 10% do PIB para a educação, e isso tem que ser urgente;. Iago Alves, 16, da 2; série do ensino médio no CEM 6 de Ceilândia acredita que o governo precisa investir melhor o dinheiro público. ;Os políticos preferem dar valor a coisas fúteis do que para a educação. Como é que tem dinheiro para fazer estádio para a Copa do Mundo e não tem dinheiro para professores e a educação?;, questiona.
Professores paralisam aulas amanhã para fazer manifestação
O Sindicato dos Professores do Distrito Federal convoca educadores, pais e alunos para um ato marcado para às 9h da próxima quinta-feira (27/3), na Praça do Buriti. O objetivo é sensibilizar o Governo do Distrito Federal para a valorização da escola pública. Entre as pautas de reivindicação estão a resolução dos problemas de falta de professores nas escolas e o cumprimento do plano de carreira dos professores. O sindicato espera que, pelo menos, mil pessoas compareçam. Segundo Cláudio Antunes Correia, diretor de imprensa do Sinpro, muitos alunos vão comparecer. ;As aulas vão ser paralisadas e vários grêmios de alunos já confirmaram presença;, diz.
O ato será também o lançamento da campanha publicitária ;Queremos escola pública de qualidade;. O tema também estará presente no quinto concurso de redações promovido pelo Sinpro para alunos de ensinos infantil, fundamental e médio, que será sobre o tema ;A escola pública que eu quero;. O edital do concurso de desenho e de redação será lançado em 11/4. A premiação deve ocorrer no mês do professor.
Além do ato pela valorização do ensino público, o Sinpro dá continuidade às programações de aniversário do sindicato, que comemorou 35 anos em 14/3. Nesta quinta, às 19h, haverá uma sessão solene na Câmara Legislativa em homenagem às lutas do Sindicato dos Professores. Desde 18/3, a Câmara Legislativa recebe uma exposição de fotos sobre os 35 anos do Sinpro.