Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoBasica

Cidade mineira ganha creche de R$ 1,7 milhão para atender 140 crianças

Recepcionado por um coral de 53 crianças de quatro anos, Paim destacou a qualidade das escolas patrocinadas pelo Governo Federal. ;Este padrão de excelência que vemos aqui será para todas as demais creches do país;, disse. Foi a primeira creche inaugurada pelo ministro. ;É uma emoção muito grande participar desta inauguração, já que esta é a primeira placa com meu nome como ministro. Esta creche está guardada em minha mente e em meu coração também;, concluiu.

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, defendeu a importância da educação na formação integral dos estudantes e o apoio do Governo Federal para inaugurar outras seis creches até o final deste ano. ;Educação é o presente e o futuro, queremos avançar mais nas escolas de tempo integral;, afirmou.

Uma das beneficiadas pela nova creche é a assistente administrativa Graciele Dias de Souza, 38 anos, mãe de dois filhos, um com quatro anos e outro de dois meses. ;É uma felicidade muito grande não precisar largar meu emprego e ainda assim garantir para o meu filho uma educação de qualidade. A creche perto de minha casa vai me proporcionar tudo isso;, disse.

Pronatec
Na manhã desta segunda-feira, o ministro Henrique Paim acompanhou a presidenta da República, Dilma Rousseff, na cerimônia de formatura de 1.254 alunos em cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para beneficiários do Plano Brasil Sem Miséria.

Para a presidenta, o programa fortalece o espírito empreendedor do brasileiro e aumenta a autoestima daqueles que fazem os cursos. ;O Pronatec mostra a engenhosidade, o empreendedorismo e a imensa dignidade dos brasileiros. Aqueles que não acreditam e não respeitam os beneficiários do Brasil sem Miséria, do Bolsa Família, é que não conhecem, de maneira alguma, a imensa capacidade de trabalho, dignidade e autoestima de cada brasileiro e brasileira;, destacou Dilma.

O Pronatec foi criado em 2011 para aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, notadamente os cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada. O propósito é o de garantir qualificação profissional a estudantes e a trabalhadores.