Entre as apostas para figurar nos primeiros lugares estão o investimento no corpo docente; na infraestrutura das instituições de ensino; em projetos pedagógicos próprios, com metas específicas; e no material pedagógico produzido pelos professores que ministram as aulas. No Galois, um trabalho voltado para o Enem dentro de sala de aula fez a diferença. ;Enquanto todos os outros colégios trabalhavam para o vestibular tradicional da Universidade de Brasília (UnB), nós já havíamos voltado o enfoque para o exame. A estratégia é diferente;, afirma o coordenador de pré-vestibular da escola, Paulo Perez. A UnB só adotou o Enem como processo em 2013. O vestibular tradicional do início do ano foi substituído pelo certame.
[SAIBAMAIS]Para suprir as necessidades dos alunos existem professores responsáveis por fazer o atendimento no turno contrário das aulas: uma das táticas responsáveis por dar mais confiança a Matheus Sanches, 19 anos, na prova do ano passado. ;Os monitores e os plantões dos professores não nos deixam protelar a dúvida para o dia seguinte. Sempre tinha alguém disponível;, contou o estudante, que aspira uma vaga para medicina. Para estudar no Galois, os estudantes pagam uma mensalidade de R$ 1.990 (valor já reajustado para 2014).
O segundo lugar do Enem no DF tem um preço pouco menor. Por R$ 1.683 é possível matricular-se no Pódion. Em dois anos como participante do certame, mantém a vice-liderança. No caso da instituição, localizada na 712 Norte, a carga horária ampliada é um dos diferenciais. São 45 horas semanais, ao contrário das 33 horas adotadas pela maioria das instituições do DF. ;Fizemos uma pesquisa em outros locais que tinham sucesso na avaliação pelo país. Percebemos que o resultado só vem com o trabalho;, afirma o diretor do Pódion, Ismael Xavier. Antes de serem matriculados no Pódion, os alunos passam por uma entrevista para saber se aceitam o sistema. Eles estudam de manhã, de segunda a sexta-feira, e duas vezes à tarde. Simulados são aplicados nos fins de semana.
O objetivo da escola é ficar entre as 20 primeiras do Brasil. A aposta é que a primeira leva de pessoas formadas exclusivamente por eles tenham melhor desempenho no certame e que a adesão da UnB os estimule. Maria Eduarda Proença, 17 anos, está nesse grupo. ;Sempre aprofundamos o conteúdo no contraturno. Os exercícios e os simulados me ajudam a fixar o conteúdo. Acredito que isso me fez ter bom desempenho no Enem;, disse a estudante do 3; ano, que pretende cursar engenharia civil na UnB.
Redação
Com três unidades no top 10 do DF ; na 6;, 8; e 9; posição ;, o Leonardo da Vinci aposta na formação do corpo docente, com professores com mestrado e especialização, e na prática, com aplicação constante de testes e simulados. Além da boa colocação, a escola se destacou pela redação. No ranking das melhores notas na redação, a escola ficou em terceiro, quinto e sexto lugares.
Estreante no ranking das 10 melhores, o Candanguinho aparece na 7; colocação. A orientadora educacional atribui a ascensão ao tratamento individualizado que o aluno tem. São entre 20 e 25 estudante por turma. O Sigma, com as unidades das asas Norte e Sul em 3; e 4; lugar, respectivamente, lança a tecnologia, o investimento no corpo docente e o projeto pedagógico com metas definidas como responsáveis pela colocação.
O que oferecem
Confira as principais características das escolas particulares do Distrito Federal que ficaram nas primeiras colocações do Enem
; Corpo docente com formação além da graduação.
Eles variam entre especialistas, mestres e doutores
; Projeto pedagógico voltado para a difusão de valores,
o conteúdo é direcionado para a formação cidadã
; Trabalho de vanguarda. Iniciação do conteúdo e metodologia
para a prova do Enem mesmo antes da adoção da Universidade
de Brasília (UnB) ao certame
; Investimento em infraestrutura
; Aplicação do conteúdo dentro de sala de aula de forma interativa,
com o uso de novas tecnologias, como o tablet
; Carga horária estendida, em alguns casos
; Aplicação de simulados, fixação do conteúdo por meio de exercícios
; Orientação e reforço escolar no contraturno
; Material pedagógico próprio