Nesta quarta-feira (27/11), a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) elegerá por meio de votação os diretores, vice-diretores e membros dos Conselhos Escolares das escolas públicas do DF. Alunos, professores, servidores e pais poderão participar do processo de escolha dos profissionais que irão gerir as unidades escolares nos próximos três anos. A votação acontecerá na própria escola, entre 7h30 e 21h30. O resultado da eleição deverá sair em 3 de dezembro. A nomeação e a posse acontecerão em janeiro.
Durante a votação, a comunidade escolar escolherá as chapas compostas por diretores, vice-diretores e os representantes para o Conselho Escolar. Das 654 escolas da rede pública, 561 tiveram inscrições de chapas únicas. Em outras 73, a escolha se dará entre duas ou mais chapas. A secretaria indicará um gestor para ficar no mandato tampão para escolas que não tiveram candidatos inscritos, e uma nova eleição será feita no prazo de 180 dias.
Para o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, a eleição nas escolas permite que os estudantes e a comunidade se envolvam diretamente nas políticas educacionais. %u201CO processo de escolha dos gestores reforça o princípio básico da democracia. O aluno já sente como é importante escolher bem os seus representantes porque isso vai influenciar no dia a dia dele na escola e toda a comunidade local se envolve nisso%u201D.
Poderão votar alunos com mais de 13 anos e com frequência superior a 50% no 3º bimestre; pais, mães ou responsáveis por alunos matriculados na unidade de ensino; servidores efetivos das carreiras magistério público e assistência à educação e professores substitutos, desde que estejam atuando na escola, ininterruptamente, desde 31 de julho deste ano.
Serviço: Votação
Horário: Das 7h30 às 21h30
Local: Nas unidades escolares